Globo suspende reformulação do Caldeirão e programa entra na berlinda

Mesmo com a estagnação do programa, pesquisa apontou 43% de popularidade em Mion, 37% com Huck e 19,5% em outros nomes

Marcos Mion - Foto: Reprodução/Instagram

Que o Caldeirão com Mion ficou chato não é uma novidade. De fato, Mion se tornou no programa uma figura caricata. Internamente na TV Globo, avalia-se que o Caldeirão perdeu uma parcela do público adolescente, ganhando ‘um pouquinho’ parte de um público mais infantil do que o pretendido para a faixa de horário. A emissora teria chamado o apresentador para uma conversa na semana passada e o diálogo teria passado por um ‘ruído’ entre a direção e o apresentador.

De acordo com fontes do canal, a emissora não estaria convencida de que a “caricatura” que Mion descortinou ao longo do Caldeirão estaria certeira acerca da imagem que vem sendo construída com apresentador na Globo. O canal pretende fazer da figura de Mion uma projeção menos infantil.

Ainda segundo fontes do canal, a emissora teria feito um alerta para o apresentador acerca do figurino e outros elementos que podem estar infantilizando muito o apresentador e o formato do Caldeirão. Mion teria dito à Globo que tem esse lado mais descolado e brincalhão com as roupas – como as meias e sandálias que vem utilizando e até brindando os participantes – e que sempre teria trabalho desta forma desde o início da carreira. Entretanto, a emissora teria feito um contraponto perguntando ao apresentador se no início da carreira, quando começou a se identificar com essa pegada, quantos anos ele tinha, ressaltando que hoje o comunicador tem 44 anos. O clima teria ficado um pouco constrangedor neste momento.

Tudo isso teria sido apenas uma parte da conversa, uma vez que a reunião ocorreu para tratar das mudanças que estavam sendo penejadas para este segundo semestre. O caro leitor deve lembrar que este mesmo colunista informou que a Globo havia dado o sinal verde para que o departamento de criação da Globo reformulasse o palco do Caldeirão e ainda criasse uma nova vinheta para o programa a partir de setembro, especificamente o dia 4, quando o programa completa dois anos no ar. Entretanto, a Globo resolveu recuar com o investimento maior e manter apenas a possibilidade de novos quadros e algumas repaginadas na atração.

Depois da conversa com Marcos Mion, este colunista também descobriu que a Globo fez uma reunião entre o corpo executivo do canal para discutir os números e o futuro do Caldeirão. Em que pese a estabilidade da audiência, a emissora entende que o formato ficou exagerado e que vem perdendo o público gradativamente.

Já existem diálogos a favor de reformular a programação de sábado, uma vez que a Globo não pretendia continuar a longo prazo com o Caldeirão. Na época a necessidade para manter o programa no ar foi a obrigação de executar as cotas comerciais que já estavam vendidas até o final do ano.

Ainda de acordo com fontes do executivo da empresa, a emissora ainda não sabe o que poderia colocar no lugar da atração, e nem se Mion faria parte de um possível novo projeto para os sábados, que em breve pode retornar também às mãos da Angélica. Mas isso é outra história.

Pesquisa de popularidade

Este colunista também tece acesso a uma pesquisa realizada pelo departamento de audiência da emissora que comparou a popularidade de Luciano Huck e Marcos Mion. O resultado teria mostrado à Globo a necessidade do cuidado com a construção da imagem de Marcos Mion, uma vez que ele ainda mantém um nível de popularidade maior do que o do Luciano Huck atualmente, de acordo com o documento. A pesquisa apontou que 43% do público se identifica com Mion e 37% com Luciano Huck, enquanto 19,5% foram distribuídos entre outros nomes que a Globo colocou na pesquisa, além dos que não souberem ou não quiseram opinar.

Fonte: https://lobianco.ig.com.br/2023-08-23/globo-acende-alerta-com-caldeirao-com-mion.html

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