Filme Tá Quente nasce premiado

O manauara que já assistiu o filme, se identifica com a abordagem

Curta Metragem "Tá Quente" - Foto: Divulgação

O filme Tá Quente, com produção manauara, é sucesso nos festivais de cinema do Brasil. Em novembro, participou de duas mostras e dois festivais de cinema com recorde de inscritos. Para completar, neste sábado (27), vai receber o Prêmio de Distribuição no II Festival de Cinema Negro em Ação. Sem dar spoiler, o curta conquistou o público com uma divertida abordagem do cotidiano bem regional da capital do trópicos.

Curta Metragem “Tá Quente” – Foto: Divulgação

O cineasta Bruno Pereira conta que o caminho foi longo, mas o sucesso veio no ano passado com o projeto Tá Quente sendo contemplado pela Lei Aldir Blanc: Conexões Culturais 2020, realizado pela Prefeitura de Manaus. “Ele nasce premiado, só que o roteiro nasce bem antes em 2009, depois a gente engaveta. Esse mesmo roteiro participou do antigo Amazonas Filme Festival, foi bastante elogiado e depois participou de outro edital do governo federal em 2017, ficou em 2º lugar”, relembra.

Cineasta Bruno Pereira do curta metragem “Tá Quente” – Foto: Divulgação

Pereira destaca a importância de ter o recurso para a produção do filme que contou com 50 profissionais que estavam precisando de uma fonte de renda neste período complicado da pandemia causado pela Covid-19. “Uma vez que nós fomos contemplados e tivemos o recurso para produzir o filme, nós trabalhamos com 25 profissionais, mas gerou renda para 50 pessoas, ou seja, entre artistas e não artistas, entre eles: costureiras, comerciantes, Uber [motorista de aplicativo]. Isso foi muito gratificante, porque nós conseguimos nesse período pandêmico, – que foi muito complicado trabalhar com audiovisual -,  distribuir esse recurso para as pessoas que estavam precisando muito de uma fonte de renda. Nós somos bem felizes com o filme porque conseguimos contribuir economicamente na vida das pessoas”, comemora.

Produção do curta metragem “Tá Quente” – Foto: Divulgação

A sequência de premiação tem início no Festival Curta Campos do Jordão com curadores famosos de todo Brasil , ficando entre os 10 melhores filmes do país. Depois, veio o Festival Cine Curta Pinhais ganhando menção honrosa. Na sequencia, foi a vez de participar do Festival Zózimo Bulbul. “Este é o maior festival de cinema negro do Brasil. Nós entramos também no II Festival de Negro em Ação. Fomos  selecionados para Mostra do Sesc Pará onde a curadora elogiou muito nosso trabalho. Entramos na Mostra Sesc Amazonas, ambos com recorde de inscrição. O filme foi muito bem recebido”, relata.

Curta Metragem “Tá Quente” – Foto: Divulgação

A grande conquista do curta Tá Quente vai ser anunciada amanhã na TV Rio Grande do Sul com o Prêmio de Distribuição. “Para nós que trabalhamos com audiovisual, a distribuição é uma pedra no calcanhar. Então, ganhar esse prêmio eu participei da live e os jurados gostaram muito da temática do filme, de ver Manaus e a forma cômica com que o enredo se desenvolve. Esse é um grande salto para o audiovisual amazonense. Isso demonstra o potencial que o artista local tem”, afirma.

Curta Metragem “Tá Quente” – Foto: Divulgação

Em Manaus, ainda em novembro, o filme participa do Festival Universitário Pirarucurta realizado pela Faculdade Martha Falcão – Wyden. “Nós ficamos entre os selecionados da mostra competitiva. Esse mês está sendo muito gratificante porque conseguimos alcançar um público muito grande e o manauara que já assistiu o filme ele se identifica com a abordagem. Nós contamos um dia da história do Fabiano, onde ele percorre esse universo amazônico da capital, mostrando o dindin, o picolé, o sufoco no transporte coletivo, o ponto de para e uma Manaus que é do dia-a-dia”,  conta com uma pitada de spoiler.

Curta Metragem “Tá Quente” – Foto: Divulgação

Para assistir o curta Tá Quente, acesse o link até este sábado durante a realização da IV Mostra Sesc de Cinema, depois tem que seguir a trajetória de participações em festivais para ter uma nova oportunidade de assistir esse filme que tem o jeitinho manauara de ser.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ElWuBT8bkDg

FICHA TÉCNICA “TÁ QUENTE”

Elenco

PAULO PRESTESFABIANO
ANDREIA OMENAMARIA
SARAH MARGARIDOCHEFA
    • Direção: BRUNO PEREIRA
    • Roteiro: BRUNO PEREIRA
    • Produção: GEORGE AUGUSTO, BRUNO PEREIRA
    • Produtor executivo: BRUNO PEREIRA
    • Direção de Fotografia: BRUNO PEREIRA, THIAGO MORAIS, YAN LIMA
    • Direção de arte: DEBORAH EWELLIN
    • Maquiagem e cabelo: PRETA BRITO
    • Figurino: BARBARA BRITO
    • Montagem: BRUNO PEREIRA
    • Colorização: BRUNO PEREIRA
    • Desenho de som: BRUNO PEREIRA
    • Som direto:  HELIONE MEIRELES
    • Arte pôster: BARBARA BRITO
    • Trilha sonora: CÉSAR LIM

Por Tanair Maria

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.