Espíritas de esquerda dizem que Allan Kardec é racista e lançam nova edição de obras

Livros terão notas explicativas sobre conceitos 'preconceituosos'

O fundador do espiritismo, Allan Kardec | Foto: Reprodução

O grupo Espíritas à Esquerda está lançando os livros de Allan Kardec, a maior referência dessa linha religiosa, em edições que corrigem conceitos supostamente racistas usados no século 19, quando o autor escreveu suas obras.

No mês que vem, os religiosos vão publicar O Livro dos Espíritos — Edição Antirracista. A obra veio à tona depois de o livro O Evangelho Segundo o Espírito ser revisado. São e-books que podem ser baixados gratuitamente.

A discussão sobre o assunto começou há 17 anos, quando o Ministério Público Federal da Bahia (MP-BA) recebeu uma reclamação contra as ideias “racistas” na obra de Allan Kardec. O MP-BA entrou em acordo com a Federação Espírita Brasileira, a Federação Espírita do Estado de São Paulo e seis editoras, para incluir notas explicativas sobre o assunto.

“São pequenas anotações no pé de página apontando para o final do livro, muita gente nem nota que existam essas notas, ninguém lê”, explicou Mariela Bier, graduada em letras, que participou da atual “edição antirracista” e fez o prefácio do livro, em entrevista ao portal UOL, publicada na segunda-feira 6. “Agora as observações estão no meio do texto, em um quadro com proposta de interpretação, não há como não ver.”

Fonte: https://revistaoeste.com/brasil/espiritas-de-esquerda-dizem-que-allan-kardec-e-racista-e-lancam-nova-edicao-de-obras/

1 COMENTÁRIO

  1. No texto “Perfectibilidade da raça negra”,Karde escreve o seguinte:

    “Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos, como espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva;

    são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa; mas por cuidados inteligentes, pode-se sempre modificar certos hábitos, certas tendências, e já é um progresso que levarão numa outra existência, e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório em melhores condições.”…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.