EaD: Formação técnica permite conciliar estudos e trabalho

Foto: Divulgação

A formação técnica na modalidade de Ensino a Distância (EaD) oferece diversas vantagens para quem busca flexibilidade de horários para conciliar estudos e trabalho, economia de tempo e dinheiro, além de maior autonomia e independência do estudante, tudo com a mesma qualidade comparado ao curso presencial.

Estudante do curso EaD de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), Selma Silva mora no município de Parintins e acompanha as aulas teóricas pela plataforma do Centro de Ensino Literatus. “Aproveitei as minhas férias e vim para Manaus apenas para fazer as aulas práticas”, disse.

Ela, que já é formada em Técnico em Enfermagem, conta que o interesse em se tornar ASB surgiu quando precisou dar suporte no consultório de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que trabalha. “A dentista ficou sem auxiliar, com o tempo acabei aprendendo um pouco e me apaixonando pela profissão, agora já penso em fazer carreira na área”, declara.

Já a jovem Yulianne Souza Monteiro, de 18 anos, viu na formação EaD a chance de preencher o requisito para ingressar na aeronáutica alinhada à praticidade do dia a dia. “Busquei no Centro de Ensino Literatus a formação do Técnico em Administração e devo concluir o curso em dez meses”, comenta.

Durante a semana ela estuda por meio da plataforma e, aos sábados, realiza aula prática na sede da instituição. Materiais didáticos, artigos científicos, livros, questionários e espaço para tirar dúvidas são oferecidos aos alunos no ambiente virtual.

“Eles também participam de tutoria, lives e  encontros online, ou seja, estamos constantemente em contato com os alunos. Embora ele não esteja fisicamente na instituição, o aluno continua recebendo todo o suporte para a sua formação”, frisou a enfermeira e professora do Literatus, Ariana Sampaio.

Ela, que atua na formação técnica que mais emprega no Amazonas, o curso Técnico em Enfermagem, explica que a formação EaD está em alta tanto pela demanda profissional e perspectiva de carreira, quanto pela expectativa de concursos na área da saúde.

O auxiliar de almoxarifado Leandro José, de 39 anos, por exemplo, apostou no curso  Técnico em Enfermagem EaD pela oportunidade de realizar o sonho de ingressar na área da saúde. “Sempre me identifiquei por fisiologia, biologia, cuidar das pessoas, e contribuir para os serviços de saúde de Manaus”, disse.

Adaptado às novas tecnologias, José afirma que estudar no ambiente virtual é atrativo para aqueles estudantes que são familiarizados em utilizar a internet como uma ferramenta de autoconhecimento.

Público diverso

Segundo a administradora e professora dos cursos de Gestão do Literatus, Karina Soares da Costa, por meio de um levantamento que realizou, a busca pela formação hoje é diversificada.

“E vai desde aquele profissional que está realizando transição de carreira, porque a atividade que ele exercia agora é mais automatizada, até aqueles que almejam apostar em uma formação generalista, como no caso do Técnico em Administração, que é um profissional necessário em todos os segmentos”, explica a educadora.

Além disso, Karina aponta que há aqueles que observam quais as necessidades do mercado de trabalho, quais profissões que oferecem melhores e mais oportunidades de atuação, além da rápida formação e melhores salários.

Por Olívia Almeida | Três Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.