
A corrida eleitoral ao Governo do Amazonas ganhou novos contornos nesta quinta-feira, dia 30 de julho. A candidata a vice-governadora na chapa de David Almeida, Dra. Shadia Fraxe (Avante), cumpriu agenda política acompanhada de Izabelle Almeida em um encontro voltado ao fortalecimento de alianças com candidatas a deputada estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
O diálogo teve como eixo central a articulação feminina na política e a defesa de projetos voltados à assistência social e saúde pública na capital e no interior do Estado.
Durante a atividade, os depoimentos de militantes e candidatas do PDT resgataram o impacto social do programa “SOS Vida”, serviço voltado ao deslocamento de pessoas sob tratamentos médicos contínuos na rede pública municipal.
Mobilidade e saúde
O programa “SOS Vida” foi idealizado para suprir uma gargalo histórico de mobilidade urbana enfrentado por pacientes de baixa renda. A iniciativa garante o deslocamento gratuito até as unidades de saúde para pessoas que necessitam de cuidados constantes e não possuem meios próprios ou condições físicas de utilizar o transporte coletivo tradicional.
A ex-secretária municipal de Saúde relembrou o histórico de implementação da medida e pontuou o desafio de manter a iniciativa em pleno funcionamento no orçamento municipal:
“Eu luto desde 2014 para que o SOS Vida continue sendo mantido com recursos do Tesouro Municipal. Sempre defendi esse programa porque ele é um programa de coração. Ele garante transporte para pacientes que fazem hemodiálise, fisioterapia, para pessoas tetraplégicas e para mães de crianças atípicas que precisam levar seus filhos para sessões de fonoaudiologia”, afirmou Dra. Shádia.
Foco nos pacientes
A execução de serviços de transporte sanitário assistencial atende parcelas vulneráveis da população. O debate entre as lideranças partidárias destacou os principais grupos beneficiados pela continuidade dessa estrutura:
- Pacientes em tratamento crônico de hemodiálise e sessões de fisioterapia;
- Pessoas com tetraplegia ou severa restrição de mobilidade;
- Mães e acompanhantes de crianças atípicas em terapias de fonoaudiologia e neuropsicopedagogia.
A articulação política no PDT busca integrar essas propostas de mobilidade e saúde à plataforma governamental da chapa. A presença de lideranças femininas na reunião sinalizou a intenção do grupo em consolidar propostas sociais voltadas diretamente às famílias e aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas.
Fonte: ASCOM | Emanuelle Baires e Israel Conte










