Dólar sobe a R$ 4,799, e Bolsa cai com ata do Copom e prévia da inflação

Foto: Divulgação

O dólar comercial fechou cotado a R$ 4,799, em alta de 0,67%.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou a sessão em baixa de 0,61%, aos 117.522,87 pontos.

Qual é o cenário

    • Copom sinaliza que pode baixar os juros. Em ata divulada hoje, o Banco Central indicou possibilidade de iniciar um afrouxamento monetário “parcimonioso” na próxima reunião, em agosto, desde que um cenário de inflação mais benigno se consolide, enquanto uma minoria adotou uma postura mais cautelosa.
    • A moeda brasileira tende a se beneficiar de juros mais altos, mas boa parte do mercado acredita que, ainda que o Banco Central comece o processo de cortes da Selic em breve, os juros reais seguirão favoráveis à atração de investimentos.
    • Prévia da inflação estável. O IBGE informou que o IPCA-15, considerado prévia da inflação, ficou praticamente estável em junho graças à queda dos preços de combustíveis, com a taxa em 12 meses indo ao menor nível em quase três anos.
    • Taxa Ptax: Segundo Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital, a perspectiva é de que haja “turbulência” no mercado de câmbio ao longo dos próximos dias por conta do usual movimento sazonal de rolagem de contratos no final do semestre e em meio à formação da Ptax de junho, que ocorre na sexta-feira.
    • A Ptax é uma taxa de câmbio calculada pelo Banco Central com base nas cotações do mercado à vista e que serve de referência para a liquidação de contratos futuros. No fim de cada mês, agentes financeiros costumam tentar direcioná-la para níveis mais convenientes às suas posições, sejam elas compradas ou vendidas em dólar.

Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2023/06/27/fechamento-dolar-bolsa-27-junho.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.