Dólar fecha em queda de 0,42%, cotado a R$ 5,191; Bolsa também cai

Foto: Roberto Gardinalli | Futura Press

O dólar comercial fechou em queda de 0,42%, cotado a R$ 5,191, na sessão desta segunda-feira (10), com investidores monitorando a cena política local após um primeiro turno eleitoral amplamente bem-vindo pelos mercados, embora receios internacionais de aperto monetário continuassem no radar e limitassem os ganhos da moeda brasileira. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em queda na sessão de hoje. A Bolsa encerrou o pregão caindo 0,37%, aos 115.940,64 pontos.

A queda da moeda norte-americana nesta manhã era interpretada por alguns participantes do mercado como uma continuação da tendência recente de depreciação do dólar na esteira do primeiro turno das eleições locais.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado no domingo retrasado, mas disputará o segundo turno com o atual presidente Jair Bolsonaro (PT), que teve desempenho superior ao estimado pelas principais pesquisas de opinião. Investidores também se tranquilizaram após a formação de um Congresso significativamente alinhado a pautas conservadoras e liberais.

“Os resultados foram percebidos como não necessariamente uma redução da probabilidade de uma vitória de Lula, mas potencialmente uma diminuição da probabilidade de uma mudança desestabilizadora em direção a uma política (fiscal) heterodoxa no Brasil”, disse o Goldman Sachs em relatório desta segunda-feira. Isso desencadeou, ainda que parcialmente, um “ciclo virtuoso” nos mercados locais de câmbio e juros, avaliou o banco.

Apesar da baixa recente do dólar no mercado doméstico, investidores alertavam para a permanência de um cenário externo adverso.

“Lá fora, novamente alguma apreensão com o aperto monetário do Fed (banco central norte-americano), após dados do emprego por lá virtualmente permitirem uma escalada maior no juro”, disse à Reuters Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital, fazendo referência a um relatório de sexta-feira passada que mostrou a abertura de mais vagas de trabalho do que o esperado nos Estados Unidos em setembro.

Ele também chamou a atenção para uma escalada nas tensões geopolíticas na esteira de novos ataques à capital ucraniana nesta segunda-feira, em aparente vingança depois que o presidente russo Vladimir Putin declarou que uma explosão em ponte para a Crimeia foi um ataque terrorista.

Bergallo também chamou a atenção para uma semana atípica, com feriado nos Estados Unidos nesta segunda-feira mantendo o mercado de Treasuries fechado e, no Brasil, o Dia de Nossa Senhora Aparecida prestes a interromper as negociações locais na quarta-feira. “Isso sem dúvida terá algum impacto tanto na liquidez como na dinâmica do mercado”.

Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2022/10/10/dolar-10-de-outubro-2022.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.