Diretor-geral da OMS chega à Síria em avião com US$ 290 mil em suprimentos

Tedros Adhanom Ghebreyesus chegou neste sábado (11) em um voo de ajuda humanitária transportando kits cirúrgicos e de emergência para traumas

Tedros Adhanom Ghebreyesus em Allepo, na Síria - Foto: Divulgação

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou à cidade síria de Aleppo neste sábado (11) após o terremoto que atingiu o país na segunda-feira (6), informou a mídia estatal síria.

Tedros Adhanom Ghebreyesus saiu do Aeroporto Internacional Al Maktoum de Dubai na manhã deste sábado em um voo de ajuda humanitária transportando mais de US$ 290.000 em kits cirúrgicos e de emergência para traumas, em coordenação com a Cidade Humanitária Internacional de Dubai (IHC), disse a IHC.

Mike Ryan, diretor-executivo do Programa de Emergências da OMS, que partiu no voo com Ghebreyesus, disse na sexta-feira (10) que a remessa de ajuda era um “acréscimo” aos suprimentos da OMS já existentes na Síria.

“Temos um sistema que vamos ampliar. Temos suprimentos pré-posicionados no país, onde temos armazéns nacionais”, disse Ryan, acrescentando que o IHC em Dubai atuará como um centro logístico de “backup”.

“Temos 141 parceiros locais nas áreas controladas pelo governo. Trabalhamos lá por 10 anos usando o ponto de passagem de Bab al-Hawa”, disse Ryan.

“O problema é que a travessia de Bab al-Hawa foi comprometida pelo próprio terremoto”, disse Ryan.

Outro voo está programado para chegar à Síria no domingo (12) e deve transportar “37 toneladas métricas de suprimentos de saúde de emergência para atingir 300.000 pessoas”, disse a OMS.

Na sexta-feira, a organização voluntária Defesa Civil da Síria anunciou o fim de suas operações de busca e resgate de sobreviventes em áreas controladas por rebeldes no norte e no noroeste.

Por Celine Alkhadi, da CNN

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.