A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) organizou uma série de atividades especiais para os frequentadores dos Centros Estaduais de Convivência Familiar (CECFs) e do Idoso (Ceci), que começam na próxima segunda-feira (02/12). O Natal das Famílias e a campanha Dezembro Vermelho estão agendados para as festividades natalinas.
Os CECFs organizam o ‘Natal das Famílias’, com atividades que englobam desfiles, mostras culturais, performances musicais e a esperada aparição do Papai Noel.
A campanha ‘Dezembro Vermelho’, em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, celebrado em 1º de dezembro, e à mobilização contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluirá a prestação de serviços de saúde, a disseminação de informações que favoreçam a qualidade de vida, a conscientização sobre a necessidade de ações preventivas e de proteção contra a enfermidade, além de combater os preconceitos ainda presentes sobre o assunto.
A programação nos centros inclui também o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com ações de sensibilização para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assim como, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 dezembro, com palestras sobre o tema.
Também terá programação voltada ao Dia Nacional da Família, comemorado no dia 8 de dezembro, com Roda de Conversa e café compartilhado. A ação tem como objetivo reconhecer a importância fundamental da família na estrutura social, com dinâmicas de grupo, visando trabalhar as diferentes famílias.
De acordo com a coordenadora do Projeto Vínculo SUAS: Rede de Cuidados da Família e da Comunidade/SEAS (RCFC), Rita Abecassis, dezembro é um mês festivo por conta das festas de final de ano e também por ser um mês de confraternizações entre as pessoas e o público que frequenta os centros faz parte dessa estrutura familiar.
A coordenadora destaca também a mobilização e luta puxada pela campanha do Dezembro Vermelho, Dia Mundial de Luta contra o vírus HIV/Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Os centros participam da campanha com palestras, paineis informativos, abordagens e distribuição de informativos, chamando a atenção da sociedade para os cuidados e precauções necessários”, disse.