Depoimento de fotógrafo na CPMI pode impulsionar convocação de membros da Força Nacional

Tropa da FNS teria ficado dentro do Ministério da Justiça durante invasões

Força Nacional em frente ao Ministério da Justiça durante o ápice das invasões na Praça dos Três Poderes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma declaração do fotojornalista Adriano Machado, fotógrafo da agência Reuters, pode impulsionar alguns requerimentos da oposição que pedem a convocação de membros da Força Nacional de Segurança (FNS).

Entre os pedidos de convocação, estão os do coronel da reserva José Américo Gaia, ex-diretor da FNS; o coronel Sandro Augusto de Sales Queiroz, ex-comandante do Batalhão de Pronto Emprego da corporação; o delegado Ivair Matos Santos, ex-diretor-substituto da FNS; e Fernando Alencar Medeiros, atual diretor da FNS.

Durante seu depoimento à CPMI do 8 de Janeiro, Adriano disse que viu uma tropa da Força Nacional em frente ao Ministério da Justiça durante o ápice das invasões na Praça dos Três Poderes. A oposição acredita que os agentes deveriam ter se mobilizado para auxiliar os demais policiais na contenção dos manifestantes.

Uma gravação do Palácio da Justiça, divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo, mostra alguns agentes da FNS na recepção do prédio enquanto manifestantes estão ao lado de fora. No vídeo ainda aparece alguns policiais fazendo uma espécie de “cinturão” nos entornos do prédio.

Ministério da Justiça informou que a ação da Força Nacional em proteger o Palácio da Justiça estava prevista no Plano de Ações Integradas (PAI) — feito com a aprovação do governo do Distrito Federal para prevenir as invasões do 8 de janeiro.

O PAI previa que os prédios do ministério e da Polícia Federal seriam de responsabilidade da Força Nacional. Já as demais áreas ficariam sobre os cuidados das forças estaduais e demais instituições.

Antes do recesso parlamentar, com o apoio da ala governista, a CPMI reprovou a convocação de Queiroz. O requerimento inicial — que pedia a convocação de Queiroz — era de autoria do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR).

Fonte: https://revistaoeste.com/no-ponto/depoimento-de-fotografo-na-cpmi-pode-impulsionar-convocacao-de-membros-da-forca-nacional/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.