Denis Silva é o indicado mais provável para ocupar Superintendência INCRA no Amazonas

Denis Silva - Foto: Divulgação

Denis Silva, servidor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), foi o indicado pelo Grupo político ligado ao Ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira e no Amazonas liderado pelo ex-deputado federal José Ricardo, para assumir a Superintendência do INCRA no Estado.

O governo Lula iniciou, após ao carnaval, o preenchimento dos cargos de segundo e terceiro escalão. No Amazonas, vários órgãos estão em disputa entre petistas e membros de partidos da base aliada, sendo o INCRA um dos espaços mais cobiçados no Estado.

Mesmo que o INCRA esteja em plena disputa, Denis Silva, desponta como franco favorito a tornar-se o Superintendente, considerando ser servidor de carreira há 23 anos, graduado em Filosofia e Pedagogia, com doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); o mesmo possui experiência em Gestão Pública, sendo, atualmente, Diretor do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do IFAM Campus Manaus Zona Leste. O mesmo é pesquisador vinculado ao Projeto Nova Cartografia Social na Amazônia (PNCSA) e coordena o Curso Especialização em Desenvolvimento Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia (DEPPA).

Denis Silva desenvolve trabalho de pesquisa e extensão com agricultores familiares assentados pelo INCRA e SUFRAMA, com quilombolas do Rio Andirá – município de Barreirinha e com indígenas da Etnia Mura no município de Autazes e é coordenador adjunto do Projeto Saberes Indígenas Escolar em Maués e Autazes.

Denis é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde a década de 1980, atualmente é coordenador do Setorial de Direitos Humanos do partido no Amazonas. Foi candidato a vereador em 2016 e 2020 e a deputado estadual em 2018, sempre com o apoio de José Ricardo.

Seu histórico social de pertencimento à agricultura familiar, sua vasta experiência formativa no setor primário no Amazonas, em especial, entre povos e comunidades tradicionais; sua militância na base da Resistência Socialista, grupo do PT que controla o MDA, coloca referido professor do IFAM como alguém que corresponde aos interesses de sua força política e dos grupos sociais do contexto rural no Amazonas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.