Decreto de Bolsonaro pode levar à falência da ZFM e gerar milhares de desempregos

Deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) - Foto: Assessoria de Comunicação do deputado

Na opinião do deputado federal Zé Ricardo (PT/AM):

Bolsonaro, inimigo número um do Amazonas, mais uma vez, quer acabar com os empregos e com a economia do Estado, reduzindo a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). O Decreto 10.979/2022, editado por ele, no fim da sexta-feira (25), reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25%, ferindo de morte a ZFM.

Na Câmara dos Deputados, vamos apresentar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), para barrar esse decreto. Esse “presente” de carnaval de Bolsonaro e de seus aliados, quer fazer o Amazonas regredir cerca de 100 anos na história e voltar para escassez econômica pós-ciclo da borracha.

O fim da competitividade das empresas que se instalaram no Amazonas em relação ao resto do país, levará a queda na arrecadação do Estado e consequentemente na redução de recursos para a saúde, educação e segurança. Além de acabar com os fundos que garantem recursos para a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e para o Turismo.

Lula e Dilma prorrogaram os incentivos da Zona Franca por mais 60 anos, até 2073, garantindo os empregos e a arrecadação do Estado. No entanto, com esse decreto de Bolsonaro, poderemos ver empresas como a Honda, Samsung, LG e outras que geram milhares de empregos, deixando o Polo Industrial de Manaus.

Por Edney Manauara/Assessoria de Comunicação do deputado federal José Ricardo Wendling

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.