Política David Almeida reúne juventude e anuncia plano para emprego, educação e saúde...

David Almeida reúne juventude e anuncia plano para emprego, educação e saúde no Amazonas

Foto: Dhyeizo Lemos

No sábado, dia 29 de agosto, o candidato ao Governo do Amazonas, David Almeida (Avante), realizou o encontro Arena da Juventude na sede do partido Avante, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

O evento reuniu mais de 700 participantes e contou com a presença de lideranças jovens dos partidos Avante, Agir, Partido Democrático Trabalhista (PDT), Democracia Cristã (DC), Partido Renovação Democrática (PRD) e Solidariedade, legendas que compõem a base aliada da coligação.

Na ocasião, o candidato assinou uma carta de compromissos direcionada aos jovens da capital e do interior, acompanhado da candidata a vice-governadora, Dra. Shádia, da candidata a deputada federal e presidente nacional da juventude do Avante, Aryel Almeida, e da presidente municipal do Avante Mulher, Izabelle Almeida.

Garantias para o interior

Durante a apresentação das propostas focadas em educação e geração de empregos, David Almeida anunciou a intenção de expandir para os municípios do interior do estado os programas educacionais implantados em Manaus. O plano prevê o incentivo ao primeiro emprego com a oferta de cursos profissionalizantes em escolas de tempo integral e a celebração de parcerias com a iniciativa privada.

“Vamos levar o Bolsa Universidade, o Bolsa Pós-Graduação e o Bolsa Idiomas para todo o Amazonas. São mais de 200 mil beneficiados só em Manaus. Queremos que os jovens do interior tenham acesso ao mesmo preparo e à mesma oportunidade. Vamos oferecer cursos profissionalizantes nas escolas de tempo integral e firmar parcerias com empresas privadas para facilitar o acesso ao primeiro emprego. No meu governo, os jovens terão vez e voz com políticas públicas voltadas para quem está começando a construir o seu futuro”, declarou David Almeida.

Ações de saúde pública

A candidata a vice-governadora, Dra. Shádia, abordou as propostas voltadas à saúde da juventude, destacando medidas de prevenção, planejamento familiar e educação sexual a partir da atenção primária, em integração com escolas e famílias. A médica relembrou ações adotadas pela Prefeitura de Manaus, como a ampliação do acesso a métodos contraceptivos, citando a oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU) e do “Implanon”, implante contraceptivo de longa duração direcionado especialmente a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“Tudo isso começa na atenção primária. Informação, educação sexual, planejamento familiar e prevenção salvam vidas. Os jovens precisam saber a quem recorrer, onde buscar orientação e ter acesso aos serviços de saúde. Quando oferecemos informação e métodos de prevenção, também estamos dando a eles a possibilidade de estudar, construir seus projetos e planejar o futuro”, afirmou Dra. Shádia.

Desafios da saúde mental

O debate também abordou os gargalos da saúde mental entre adolescentes e jovens, ressaltando as barreiras enfrentadas por aqueles que passam por sofrimento psicológico e não encontram diálogo no ambiente familiar. A proposta apresentada pela chapa busca descentralizar os serviços de acolhimento psicológico e fortalecer a rede de atendimento nos municípios do interior do estado.

“Precisamos fortalecer toda a rede de saúde mental e de prevenção, não apenas em Manaus, mas em todo o Amazonas. A juventude precisa ter acesso à informação, acolhimento e políticas públicas que permitam que ela cuide da saúde e planeje o próprio futuro”, afirmou Dra. Shádia.

Diálogo nas comunidades

Na sexta-feira, dia 28 de agosto, a agenda de compromissos da chapa incluiu uma reunião com moradores no Ramal do Baiano, na comunidade Tarumã, zona Oeste de Manaus. Dra. Shádia esteve acompanhada do deputado estadual Abdala Fraxe (Avante), candidato à reeleição, para debater demandas de infraestrutura, pavimentação e iluminação pública com os moradores locais, relacionando as necessidades diárias do bairro às decisões políticas.

“Política é tudo, gente. Política é esse caminhão que chegou aqui e trouxe essa pedra. Política está na iluminação pública, na saúde, na educação, na segurança e em tantas outras questões que fazem parte da vida de vocês. Então, que façamos desse momento uma oportunidade leve para ouvir, conversar e discutir propostas. Nós, mulheres, muitas vezes, quando tentamos ocupar um cargo, uma posição de decisão, sofremos muitos preconceitos. Mas o nosso olhar pode fazer a diferença, o nosso conhecimento pode fazer a diferença. Muitas vezes, as políticas que vão servir a todos passam por um olhar mais sensível, e esse olhar é o da mulher. E não basta ser só mulher, é preciso ter conhecimento e fundamentação”, declarou Dra. Shádia.

Presença feminina nas ruas

Foto: Dhyeizo Lemos

A agenda de sexta-feira foi encerrada com uma caminhada pelas ruas do bairro Riacho Doce 2, na zona Norte de Manaus. A atividade contou com a presença da candidata a deputada federal Cris Paiva (Avante), reunindo apoiadores e moradores da comunidade para a divulgação da campanha do número 70 na capital.

“É muito bom chegar às comunidades, caminhar pelas ruas, olhar para as pessoas e sentir esse acolhimento. O movimento do 70 está nas ruas de Manaus, conversando, ouvindo e levando a nossa mensagem. É assim que eu e David queremos continuar, perto da população e construindo, junto com ela, um Amazonas cada vez melhor”, concluiu Dra. Shádia.

Fonte: ASCOM | Leanderson Lima, Eliana Nascimento, Emanuelle Baires, Israel Conte e Roberta Bindá

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.