Consumo de gás natural em indústrias do PIM cresce 26,6% no primeiro quadrimestre

Dados são da Companhia de Gás do Amazonas, responsável pela distribuição e comercialização do combustível no estado

Pólo Industrial do Amazonas - Foto: Divulgação/Secom

No primeiro quadrimestre do ano, o segmento industrial registrou aumento de 26,6% na média diária de consumo de gás natural (GN), em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária do serviço público de distribuição e comercialização do insumo no estado.

De janeiro a abril deste ano, a média de volume de GN demandado pelas empresas do parque fabril local foi de 145,9 mil metros cúbicos por dia (m³/dia). No quadrimestre inicial de 2020, a média do volume fornecido para as indústrias do PIM tinha sido de 115,3 mil de m³/dia.

A economia proporcionada pelo combustível é apontada como a principal razão deste desempenho; e comprovada por meio de estudo feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Levantamento de maio deste ano da ANP indica que o GN representa economia de até 55% para as indústrias, quando comparado aos demais combustíveis disponíveis no mercado amazonense.

Outro aspecto positivo é a variedade de aplicações do gás natural em indústrias, compreendendo desde a geração de energia elétrica e de vapor, aquecimento de fornos e secadores, climatização, cocção em refeitórios, até o uso como matéria-prima na geração de produtos e no abastecimento veicular. Por este motivo, é considerado um combustível de alto índice de eficiência.

Maior consumidora de gás natural do segmento industrial, a Placibrás da Amazônia, que atua no ramo de papel e embalagens, utilizando matéria-prima de origem vegetal e oriundas de processos sustentáveis, aplica o gás natural em seu processo de produção desde dezembro de 2019. De acordo com o diretor Industrial da empresa, Mário Estravate, a economia gerada com o uso do combustível tem sido considerável, por isso, ele frisa: “Aconselho e recomendo”.

Somando o desempenho do industrial com os dos demais segmentos beneficiados (termelétrico, comercial, residencial e veicular) com o gás natural distribuído pela Cigás, o volume médio comercializado de janeiro a abril de 2021 foi de 4,85 milhões de m³/dia.

Outros segmentos

Destaque ainda para o segmento residencial que apresentou avanço de 176,6% nos comparativos dos quatro primeiros meses deste ano com os de 2020, alcançando 828 m³/dia (média). Os segmentos comercial e veicular demandaram volume médio diário de 2,3 mil e 11,2 mil m³/dia, respectivamente, no mesmo período de 2021.

Enquanto o termelétrico permaneceu no mesmo patamar do primeiro quadrimestre do ano passado, registrando 4,69 milhões de m³/dia (média) de janeiro a abril deste ano. Ressalte-se que o gás natural, fornecido para este segmento pela Companhia, é usado na geração de energia elétrica na capital e nos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.

O diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, ressalta que, apesar dos impactos econômicos da pandemia da Covid-19 ainda sentidos, a Companhia tem ampliado gradualmente o número de unidades consumidoras beneficiadas com o gás natural e, assim, contribuído para a retomada do desenvolvimento socioeconômico do Amazonas.

Sobre a Cigás

Concessionária de serviço público, a Companhia de Gás do Amazonas atua na distribuição e comercialização de gás natural, sendo que já ultrapassou a marca de 5,6 mil unidades consumidoras. A extensão da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) atingiu 162 quilômetros. Até 2025, a rede de distribuição deve alcançar 310 quilômetros e a Cigás deve atingir a marca de 21 mil unidades consumidoras contratadas.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás): Izabelly Costa (98427-3270) e Lisângela Costa (98114-8785).

6 COMENTÁRIOS

  1. We absolutely love your blog and find a lot of your post’s to be precisely what I’m looking for. Does one offer guest writers to write content for yourself? I wouldn’t mind writing a post or elaborating on some of the subjects you write in relation to here. Again, awesome web site!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.