Política “Avante Mulher” estreia com 1.500 participantes e reforça projeto político de David...

“Avante Mulher” estreia com 1.500 participantes e reforça projeto político de David Almeida

Foto: Dhyeizo Lemos/ ASCOM

O lançamento do movimento “Avante Mulher” reuniu mais de 1.500 mulheres na Arena Avante, em Manaus, sob a liderança do candidato ao Governo do Amazonas, David Almeida. O encontro realizado na terça-feira, 5 de agosto, oficializou a médica Shádia Fraxe, candidata a vice-governadora, na presidência estadual do segmento, enquanto Izabelle Fontenelle assumiu a liderança municipal.

Com essa mobilização, o partido Avante constrói sua base de apoio entre as eleitoras amazonenses ao apresentar uma chapa composta por uma candidata a vice-governadora, três candidatas à Câmara dos Deputados e oito candidatas à Assembleia Legislativa.

Vitrine de gestão municipal

Para sustentar o discurso de representatividade, David Almeida recorreu aos resultados obtidos em sua gestão na Prefeitura de Manaus. O pré-candidato defendeu que a presença feminina em cargos de comando foi uma prática constante na administração municipal e não apenas uma promessa de campanha.

“Na Prefeitura de Manaus, as mulheres ocuparam cargos de primeiro escalão, lideraram áreas estratégicas e participaram diretamente das decisões que transformaram a cidade. Criamos políticas públicas voltadas para a saúde da mulher, ampliamos vagas em creches, fortalecemos o empreendedorismo feminino e demos às mulheres espaço para liderar. O Avante Mulher nasce para ampliar essa participação e formar novas lideranças em todo o Amazonas”, afirmou David Almeida.

Entre as iniciativas citadas pela articulação partidária como vitrine de gestão estão as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, os programas “Mãe Manauara”, “Mulheres Empreendedoras” e “Nova Mulher”, além da expansão de vagas em creches. No plano administrativo, o grupo ressalta a nomeação da primeira mulher para chefiar a Secretaria Municipal de Saúde e o comando inédito de uma liderança feminina na Guarda Municipal de Manaus.

Pronunciamentos dos quadros partidários

Izabelle Fontenelle e Dra. Shádia – Foto: Dhyeizo Lemos/ ASCOM

A nova presidente estadual do “Avante Mulher”, Shádia Fraxe, reforçou a intenção de expandir para o âmbito estadual o modelo aplicado na capital.

“Durante muito tempo ouvimos discursos sobre valorização da mulher. Em Manaus isso aconteceu na prática. As mulheres passaram a ocupar espaços de liderança, comandaram grandes secretarias e participaram da construção das políticas públicas que transformaram a cidade. Agora queremos levar essa experiência para todo o Amazonas”, declarou a Dra. Shádia.

No âmbito municipal, Izabelle Fontenelle enfatizou que a atuação do movimento pretende manter proximidade com as comunidades locais.

“O Avante Mulher nasce para ouvir, acolher e incentivar novas lideranças femininas. Queremos que cada mulher saiba que pode participar da política, ocupar espaços de decisão e ajudar a construir um Amazonas mais justo e mais humano. Quando fortalecemos uma mulher, fortalecemos toda a sociedade”, destacou Izabelle Fontenelle.

A aliança partidária também contou com a chancela do presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Sabá Reis.

“As mulheres não foram apenas beneficiadas pelas políticas públicas. Elas ajudaram a administrar Manaus, ocuparam funções estratégicas e mostraram que competência, dedicação e sensibilidade fazem diferença na gestão pública. O Avante Mulher nasce para ampliar esse protagonismo e fortalecer a participação feminina na construção do futuro do Amazonas”, apontou Sabá Reis.

Representando o segmento jovem e a chapa federal, a presidente nacional do Avante Jovem e candidata à Câmara dos Deputados, Dra. Aryel Almeida, abordou a desigualdade na ocupação dos cargos públicos.

“Somos maioria da população, mas ainda somos minoria nos espaços de decisão. Precisamos mudar essa realidade. Quando mais mulheres participam da política, mais famílias são representadas e mais pessoas passam a ser ouvidas”, ressaltou Dra. Aryel Almeida.

Nomes da chapa feminina

A estrutura do movimento foi apresentada reunindo os nomes que vão compor as candidaturas majoritárias e proporcionais no pleito estadual.

  • Candidata a vice-governadora: médica Shádia Fraxe.
  • Candidatas à Câmara dos Deputados: Dra. Aryel Almeida, Dra. Eunice Torres e Cris Paiva.
  • Candidatas à Assembleia Legislativa: Dra. Alcinete, Enfermeira Jucinara, Isabelly Aurora, Flávia Ketlen, Katy Feitoza, Meyb Seixas e Vivi Lira.

Impacto no cenário estadual

A iniciativa promovida pelo Avante toca em um ponto central do debate político contemporâneo, que é a ampliação de espaços reais para as mulheres nos processos decisórios.

Do ponto de vista analítico, o movimento cumpre duas funções paralelas, sendo a primeira o atendimento à demanda por maior diversidade nos quadros partidários e a segunda uma articulação pragmática para densificar palanques em todo o território amazonense.

O sucesso prático dessa investida dependerá de como o partido distribuirá recursos e garantirá visibilidade efetiva para que essas candidaturas disputem as urnas em condições reais de igualdade.

Fonte: ASCOM | Emanuelle Baires

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.