Autor de ‘Renascendo Rico’ diz que viajaria no tempo para conhecer o BTS antes da fama

San Kyung conta o que o inspirou a escrever a história que deu origem ao drama mais assistido de 2022 na Coreia do Sul

“Renascendo Rico” mistura fantasia com vingança. Disponível no Wiki. / Reprodução

Como seria a sua vida se você voltasse no tempo e pudesse usar os acontecimentos do futuro a favor dos seus investimentos? Saber, por exemplo, que o filme “Titanic” se tornaria a maior bilheteria da história, ou se preparar para uma grande crise financeira que impactou o país e pegou de surpresa até mesmo os melhores economistas.

É o que acontece no drama sul-coreano “Renascendo Rico”, que em seus 16 episódios conta a jornada um secretário leal e dedicado que trabalha para a família Jin, dona de um império comercial, até ser traído e acabar assassinado. Ele milagrosamente acorda no corpo do neto mais novo do fundador do conglomerado, e tendo viajado no tempo. Com essa segunda chance, ele começa a planejar sua vingança contra seus parentes – e isso inclui usar todo o conhecimento do futuro a seu favor.

O final dividiu opiniões, mas o drama foi o maior sucesso de audiência na TV sul-coreana em 2022, segundo a Nielsen Korea, e cativou fãs internacionais – incluindo os brasileiros, que assistiram no streaming Rakuten Viki atraídos tanto pelo ator protagonista, o Song Joong Ki, como pela trama que une vingança e fantasia.

A produção é na verdade uma adaptação de uma web novela homônima, que é uma história escrita cujos capítulos são lançados online. A CNN Brasil conversou com o autor, que mantém sua identidade anônima, mas utiliza o pseudônimo San Kyung para assinar suas obras e conceder entrevistas.

Confira:

 

Foto: Reprodução

O que te inspirou a escrever a história de “Renascendo Rico”? 

Antes da Coreia moderna surgir, a Dinastia Joseon foi o último reino dinástico da Coreia. Há um acontecimento histórico que a maioria dos coreanos sabe que aconteceu durante seu estabelecimento: os príncipes do fundador tiveram uma briga e o quinto filho assumiu o trono.

Na Coreia moderna, o trono pertence a uma corporação global, e o chefe da corporação tem poder e autoridade como um rei. “Renascendo Rico” retrata o evento que ocorreu na Dinastia Joseon nos dias de hoje.

Como você se sente ao ver sua web novela adaptada para a TV e se tornando o drama mais assistido de 2022 na Coreia do Sul? 

Pensando pelo lado dos negócios, fico feliz que tenha se tornado um sucesso. Uma enorme quantia de dinheiro foi investida e inúmeras pessoas trabalharam duro para criar este drama. Acredito que todos deveriam estar felizes que se tornou um mega sucesso. Pessoalmente, gostei de ver as imagens que tinha em mente ao escrever o romance original se tornarem mais vivas e comoventes no programa de TV.

Como foi ter o Song Joong Ki no drama? O que achou da performance dele? 

Song Joong Ki é uma estrela de renome mundial. Ainda é difícil acreditar que ele realmente estrelou esse drama. Embora esteja com 37 anos, ele interpreta um estudante do ensino médio e também um empresário na casa dos 40. É absolutamente admirável como ele fica deslumbrante tanto no uniforme do colégio quanto no terno. Eu não poderia pedir por mais!

Muitos brasileiros estão assistindo e amando “Renascendo Rico”. Como você se sente sobre sua história ser amada por pessoas de um país tão distante da Coreia do Sul? 

É uma experiência bizarra para mim. Mesmo neste momento em que estou digitando as respostas para essas perguntas, não parece real. Mas tenho certeza que a equipe de produção e os atores esperavam por isso tudo, já que grandes atores e equipe se uniram para criar este drama. O que o público brasileiro adora não é a novela original, é o drama “Renascendo Rico”.

Há uma cena no drama em que o personagem Jin Do Joon menciona que, um dia, o mundo ficará louco por músicas, filmes e dramas coreanos. Por que você acha que estão fazendo tanto sucesso agora? 

O sucesso da Onda Coreana* ainda é difícil de acreditar, mesmo eu sendo coreano. Não tenho certeza do que trouxe seu sucesso, mas, de qualquer forma, estou encantado e aproveito o boom.

*Onda Coreana: Termo usado para definir a popularização da cultura sul-coreana, seja pela música (k-pop), TV (k-dramas), filmes (lembra de “Parasita”, grande ganhador do Oscar de 2020?), turismo, comida, cosméticos e etc. 

“Renascendo Rico” mostra essa poderosa família Chaebol* e seus membros fazendo de tudo para ter mais dinheiro e poder. Você acha que os membros das famílias Chaebol assistem ao drama? Se sim, que tipo de pensamentos você acha que eles têm? 

Dizem que médicos não assistem a séries de médicos e advogados não assistem a séries jurídicas. Como você pode imaginar, é porque é longe da realidade. Os conglomerados podem ficar intrigados com esse drama, já que é o assunto do momento, mas não acho que sejam os maiores fãs.

*Chaebol é o termo usado para conglomerados que são administrados por famílias na Coreia do Sul, como Samsung, Hyundai e LG. 

Qual é a maior mensagem que você quer que as pessoas recebam de “Renascendo Rico”? 

Eu realmente nunca tenho a intenção de transmitir nenhuma mensagem em meu trabalho. A única coisa que quero que meus leitores façam é esquecer a exaustiva realidade enquanto apreciam meu trabalho. Eu ficaria honrado se alguns dos meus leitores captassem alguma mensagem positiva do meu romance.

Se fosse possível voltar no tempo, o nosso presente seria um ensaio. Você poderia aproveitar ao máximo sua segunda vida e fazer o maior show de todos.

O personagem do Song Joong Ki usa o fato de ser do futuro a favor de seus investimentos, como dizer ao pai para investir no filme “Titanic” antes da estreia. Se você pudesse saber de algum desses acontecimentos antes do tempo para ajudá-lo financeiramente, qual você gostaria de saber antes de qualquer pessoa? 

BTS! Eu adoraria conhecê-los como fã antes de debutarem, e então me tornar o empresário deles. (E provavelmente me livraria de minhas preocupações financeiras.)

Normalmente, as histórias com o arco de reencarnação acontecem no futuro. Por que você decidiu adicionar uma viagem no tempo para o passado? 

Antes de todo show, há ensaios. Você pode praticar o suficiente durante os ensaios para apresentar o melhor desempenho possível na hora da apresentação. Se fosse possível voltar no tempo, o nosso presente seria um ensaio. Você poderia aproveitar ao máximo sua segunda vida e fazer o maior show de todos.

Por Isabela Gadelha, da CNN Brasil Soft

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.