Argentina ‘insiste’ na compra de blindados do Exército brasileiro

Ministério da Fazenda quer barra negócio, mas Lula é a favor da venda

O país vizinho manifestou interesse em adquirir 150 blindados do Exército - Foto: Divulgação

A Argentina — mesmo afundada em dívidas — insiste em adquirir mais de 150 blindados Guarani do Exército brasileiro. Cada veículo produzido pela Iveco Defense Vehicles (IDV), fábrica que fica em Três Lagoas, Minas Gerais, custa em torno de R$ 10 milhões.

Ministério da Defesa considera o negócio importante para estimular a indústria de defesa nacional, que traz tecnologia, qualificação e novos negócios.

No entanto, de acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o Ministério da Fazenda considera “temerário” seguir em frente com esse negócio para um país afundado em dívidas. A compra seria financiada via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em janeiro deste ano, Lula e Fernandez assinaram uma carta de intenções.  O comandante do Exército brasileiro, Tomás Paiva, esteve na Argentina em junho, porém, até agora, não há uma definição sobre o negócio.

Argentina
Lula com Alberto Fernández, durante visita à Argentina – Foto: Divulgação/Casa Rosada

Ainda conforme o Estadão, Lula e José Múcio, da Defesa, estão insistindo no negócio. Ambos tentam convencer a Fazenda, que tem recebido “pressão” do Itamaraty e de Celso Amorim, assessor internacional do presidente.

Governo Lula nega venda à Ucrânia

Recentemente, o governo de Lula negou a venda de blindados do exército brasileiro à Ucrânia. Os veículos seriam adaptados para rodarem como ambulâncias e atuarem em missões humanitárias no país envolvido na guerra com a Rússia.

O negócio envolvendo 450 blindados poderia alcançar a cifra de R$ 3,5 bilhões. O valor seria uma das maiores transações da indústria de defesa brasileira.

O Departamento de Assuntos Estratégicos, de Defesa e de Desarmamento, do Ministério das Relações Exteriores, manifestou seu veto ao negócio no fim do mês de maio. A decisão foi mantida sob sigilo, mas acabou comunicada em junho à IDV.

Fonte: https://revistaoeste.com/brasil/argentina-insiste-na-compra-de-blindados-do-exercito-brasileiro/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.