Após um ano, Ricardo Nicolau volta a pedir reabertura de pronto-socorro do Delphina Aziz

Hospital Delphina Aziz - Foto: Divulgação

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) reiterou nesta quinta-feira, 12, sua solicitação ao governo do Estado pela reabertura do pronto-socorro do hospital Delphina Aziz, localizado na zona Norte de Manaus. O parlamentar, que já havia encaminhado o mesmo pedido em agosto do ano passado, inspecionou a unidade e constatou que o ambulatório para consultas médicas também continua fechado ao público.

Para Ricardo Nicolau, o hospital apresenta as condições necessárias para reabrir seus setores ao atendimento de casos não-Covid, levando em consideração a redução das taxas de ocupação de leitos por Covid no Amazonas. O deputado defende que a estrutura da unidade, atualmente subutilizada, é uma alternativa para resolver problemas crônicos da saúde pública.

“Um ano atrás, eu vim neste mesmo lugar pedir ao governador, à secretaria de saúde que reabrissem o pronto-socorro aqui do hospital Delphina Aziz. Volto um ano depois e encontro, infelizmente, o pronto-socorro ainda fechado para a população. Uma estrutura grandiosa como essa não pode ficar fechada. Governador, eu lhe peço, por favor, abra esse pronto-socorro”, disse o deputado, em publicação nas redes sociais.

Deputado já havia encaminhado solicitação de igual teor em agosto do ano passado; ambulatório do hospital também segue desativado – Foto: Cleuton Silva

Desde o início da pandemia de Covid-19, o hospital Delphina Aziz funciona como unidade de “portas fechadas”, ou seja, atende somente pacientes transferidos diretamente pelo sistema de regulação. A gestão da unidade é feita por uma Organização Social de Saúde (OSS), sob um contrato de quase R$ 17 milhões mensais já questionado pela Justiça.

Diante dos setores desativados após mais de um ano, Ricardo Nicolau criticou o investimento desproporcional aos serviços disponibilizados à população. “Fico triste de ver um hospital desse tamanho subutilizado, gastando muito com a empresa que o administra sem que as pessoas tenham o devido acesso. Esse hospital é parte das soluções dos graves problemas de saúde, como as filas quilométricas de cirurgias”, lamentou.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.