Parintins Ana Vitória transforma projeto do Cetam em emprego no setor criativo em...

Ana Vitória transforma projeto do Cetam em emprego no setor criativo em Parintins

Ana Vitória - Foto: Acervo pessoal da aluna

A trajetória de Ana Vitória, aluna do curso técnico em Design Gráfico do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, é o tipo de notícia que renova o fôlego de quem acredita na educação.

O que começou como um exercício de sala de aula na Escola de Educação Profissional e Tecnológica Jair Mendes terminou com uma contratação formal pelo Instituto Brasil.

Esse caso não é apenas uma história de sorte, mas um reflexo de como a competência técnica abre portas no mercado de trabalho atual.

A estudante transformou um desafio acadêmico em uma vitrine profissional ao realizar uma sessão fotográfica de produtos e edição com o software “Adobe Photoshop”.

Ao postar o resultado em suas redes sociais, ela alcançou o interesse de recrutadores do Instituto Brasil, uma instituição privada de educação profissionalizante no município.

O episódio prova que o portfólio de um jovem talento hoje ganha força na capacidade de comunicar valor em tempo real.

Vitrine e talento

A contratação ocorreu após a qualidade técnica da publicação despertar a atenção da empresa. Ana Vitória foi submetida a uma entrevista e a testes práticos de criação antes de ser oficialmente contratada.

Isso mostra que, embora a rede social tenha sido a porta de entrada, o que garantiu a vaga foi a base sólida oferecida pelo Cetam.

O sucesso da aluna destaca pontos essenciais para quem busca espaço no mercado.

  • Portfólio em tempo real: publicar processos e resultados acadêmicos atrai olhares profissionais de forma orgânica.
  • Domínio de ferramentas: a proficiência no “Adobe Photoshop” continua sendo o divisor de águas no setor criativo.
  • Ensino prático: a metodologia focada em resolver problemas reais prepara o aluno para os desafios das empresas.

Estímulo profissional

A professora da disciplina, Enqueuelen Lemos, reforça que o entusiasmo dos alunos é o motor dessa engrenagem e o foco no ensino visa preparar o estudante para o futuro profissional.

“Eu procuro sempre incentivar. É um futuro para eles”, destaca Enqueuelen Lemos.

Segundo a docente, muitos alunos priorizam o ambiente de estudo em relação a atividades de lazer.

O caso de Ana Vitória não é isolado. Na mesma turma, o aluno Gustavo também ingressou recentemente em uma empresa gráfica da cidade, onde atua no turno da noite. Para a coordenação do curso, essas histórias confirmam a eficiência do ensino técnico na inserção rápida de jovens talentos no mercado de trabalho.

Futuro em Parintins

A rápida absorção desses jovens por empresas parintinenses sinaliza um aquecimento no setor de serviços e comunicação no baixo Amazonas. O design gráfico deixou de ser um artigo de luxo para se tornar uma necessidade básica de qualquer instituição, seja ela pública ou privada.

O êxito dessa turma do Cetam serve de incentivo para que mais jovens busquem a profissionalização técnica. A lição que fica é clara. O mercado de trabalho está de olho em quem faz, em quem mostra e em quem se prepara. Parintins agora também começa a exportar competência técnica e criatividade para o mundo corporativo.

Fonte: https://www.agenciaamazonas.am.gov.br/noticias/exercicio-pratico-do-curso-de-design-grafico-do-cetam-em-parintins-garante-emprego-para-aluna/

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.