Amazonino: “Henrique Oliveira me decepcionou”. Seria laranja de Wilson Lima?

Favorito nas pesquisas de intenção de voto na corrida estadual, o candidato do Cidadania, Amazonino Mendes, em entrevista à Rede Tiradentes, desabafou contra o comportamento hostil do candidato do Podemos ao Governo do Estado, Henrique Oliveira, durante o debate da TV Band, no último domingo.

Aos 82 anos, bem de saúde e ainda com a língua afiada, o “Negão” disparou críticas a Henrique por seus ataques deliberados ao ex-mandatário do Estado no debate da Band. Além de “hostil”, Henrique também se  recusou a responder  às perguntas feitas a ele por Amazonino.

Nas redes sociais, assessores e simpatizantes da candidatura do “Negão” postaram memes associando   Henrique ao governador Wilson Lima. Um portal de notícias chegou a chamar o ex-deputado federal de “laranja” de Wilson.

Garimpo de ouro no caminho

    • Na verdade, no debate da Band, o desentendimento entre Henrique Oliveira e Amazonino se acirrou quando o candidato do Pros fustigou o concorrente com a lembrança de um ato do “Negão” em dezembro de 2017, quando liberou licença para a exploração de ouro no Rio Madeira sem dar a mínima para um estudo do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam).
    • Matéria veiculada à época pelo site Amazônia Real, assinada pela jornalista Elaíze Farias, apontou que o titular do Cemaam, Marcelo Dutra, não concordou com a concessão da licença às cooperativas de garimpeiros devido ao perigo da poluição mercurial no Madeira. Mas foi ignorado pelo então governador.
    • Os garimpeiros beneficiados com a licença eram os mesmos que incendiaram prédios públicos em Humaitá, no Sul do Amazonas.

Como seria o Quarto Ciclo

Foto: Divulgação
    • Caso retorne ao Governo do Estado, Amazonino Mendes pretende implantar o Quarto Ciclo que, na sua opinião, seria uma revolução na economia do Amazonas.
    • Ele prometeu transformar o município de Itacoatiara em um forte polo industrial no Norte do país, intensificando a exploração de gás natural na região do Baixo Amazonas e incentivando a indústria do potássio.
    • Amazonino também falou em alto investimento na piscicultura para acabar com a dependência do Estado em relação, principalmente, a Rondônia, que produz tambaqui em larga escala.

Deputados festejam Fundef

    • Em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), há um ano, o Governo do Amazonas vai pagar R$ 59 milhões, em forma de abono do antigo Fundef, aos professores da rede estadual de ensino.
    • O projeto de lei governamental, pedindo autorização para a realização do pagamento, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa (Aleam), na sessão deste quarta-feira (10).
    • Nas redes sociais, deputados como Belarmino Lins (PP), Serafim Corrêa (PSB), Therezinha Ruiz (PL, Tony Medeiros (PL) e o candidato ao governo, Ricardo Nicolau (SD), comemoram o pagamento do benefício.

Professores protestam em Borba

Foto: Divulgação
    • Em Borba, os professores da rede municipal de ensino foram às ruas protestar contra o prefeito Simão Peixoto, que há dois anos se recusa a reajustar o piso salarial da categoria.
    • De acordo com o presidente do sindicato dos professores, Jaciclei Linhares, Peixoto prometeu assinar o reajuste em maio passado, conforme a data-base dos educadores, mas não cumpriu a promessa.

Chico Preto encara David

Foto: Reprodução
    • De repente, o ex-deputado estadual Chico Preto (Avante) criou musculatura e resolveu bater de frente com o presidente estadual do seu partido, o prefeito de Manaus David Almeida. Chico não aceita ter sido descartado da disputa para o Senado como um objeto qualquer.
    • Por isso, o ex-parlamentar, em live na noite de segunda-feira (08), se disse disposto a ingressar com recurso para fazer valer sua permanência no octógono da disputa. Mas, com o apoio de quem?

Dois bicudos que se beijam

    • O caso Chico Preto mostrou que o vaivém da política de vez em quando provoca situações circenses, como o caso que envolve o deputado estadual Delegado Péricles (PL) e o governador Wilson Lima (União Brasil).
    • Em 2020, Péricles presidiu a CPI da Covid, que viu escândalo na compra de respiradores pelo Governo do Estado, desancando Wilson várias vezes da tribuna da Aleam.
    • Hoje, entretanto, por conveniência eleitoral, Péricles e Lima são dois bicudos que se beijam e se dão as mãos em apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro e dos próprios Wilson e Péricles.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.