Amazonas no pódio: Pedro Nunes é medalha no Sul-americano de Atletismo no Equador

Parintinense tem apenas 21 anos e chegou a pedir ajuda nas redes sociais para conseguir apoio e continuar seus treinamentos - Foto: Wagner Carmo/CBAt

O amazonense Pedro Henrique Nunes chegou ao pódio deste sábado, no lançamento de dardo ao conseguir a terceira melhor marca Campeonato Sul-americano de Atletismo realizado na cidade de Guayaquil no Equador. Ele fez 73,57m e garantiu o bronze. O ouro ficou com o colombiano Arley Ibarguen, com 75,62m, seguido do também colombiano Julio Lopes Williams, com 75,53m. Luiz Maurício Dias terminou em sexto lugar, com 70,74m.

Natural de Parintins, Pedro Henrique Nunes tem sido destaque seguidamente no atletismo, sendo que em abril se classificou para integrar a delegação da Seleção Brasileira. Nunes tem apenas 21 anos de idade e  chegou a pedir ajuda nas redes sociais para conseguir apoio e continuar seus treinamentos.

Dez medalhas para o Brasil

A seleção brasileira de atletismo conquistou dez medalhas neste sábado (29) – entre elas quatro ouros e duas pratas – na estreia no Campeonato Sul-Americano da modalidade, em Guayaquil (Equador). No início da noite de hoje (29), o país foi campeão nos 100 metros rasos feminino e masculino, com  Vitória Cristina Rosa e Felipe Bardi, respetivamente. Também teve bronze de Derick Souza que chegou em terceiro lugar nos 100m masculino.

Pela manhã, o Brasil foi ouro no lançamento de dardo com a cearense Laila Ferrer, que conseguiu alcançar a marca de 59,97m. No mesmo pódio estava a paraibana Jucilene Sales de Lima em terceiro (59,65m).  As catarinenses Letícia Oro Melo e Eliane Martins fizeram dobradinha ouro e prata no salto à distância: Letícia assegurou o ouro ao saltar 6,63m e Eliane ficou em segundo lugar com 6,57m. Além de subirem ao pódio, as conterrâneas garantiram presença no Campeonato Mundial de Oregon (Estados Unidos), de 15 a 24 de junho.

A competição começou com a marcha atlética de 20 mil metros, com a pernambucana Érica Sena garantindo a prata ao completar as 50 voltas na pista em 1h30min51seg97, batendo novo recorde brasileiro. O anterior foi de era de Gabriela de Souza Muniz (1h35min02seg56), em 25 de abril.

O Sul-Americano  prossegue neste domingo (30), das 11h às 13h  e das 20h às 2h:30 (horários de Brasília), com transmissão ao vivo no Canal Olímpico. A competição é uma oportunidade de os atletas somarem pontos na busca por uma vaga na Olímpíada de Tóquio Japão). O atletismo brasileiro tem até o momento 29 vagas confirmadas nos Jogos.

Ainda neste sábado (29), a delegação brasileira ficou com a medalha de bronze no salto à distância masculino, com o paranaense Alexsandro Melo; e no lançamento de dardo, com o amazonense Pedro Henrique Nunes Rodrigues.

Por Márcio Costa/AmEmPauta

com Informações da Agência Brasil e O Repórter

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.