Turismo Aeroporto de Manaus amplia malha aérea e dobra oferta de voos para...

Aeroporto de Manaus amplia malha aérea e dobra oferta de voos para o Nordeste na alta temporada

Foto: Divulgação

O Manaus Airport terá a sua malha aérea reforçada para atender a temporada de turismo de verão de 2026. Entre os meses de junho e agosto, o terminal administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membra da VINCI Airports, vai contar com mais voos e destinos. A ampliação tem o objetivo de melhorar a conectividade do Amazonas e facilitar a chegada de visitantes ao estado no período de férias escolares.

Voos para Fortaleza

O principal destaque do planejamento é a ampliação dos assentos entre as capitais amazonense e cearense. A rota terá um incremento de até 100% no pico da temporada, que acontece no mês de julho.

Os tópicos abaixo detalham a evolução das frequências semanais operadas pela empresa aérea LATAM:

  • Maio registrou a média regular de sete voos por semana.
  • Junho subiu o atendimento para dez frequências semanais.
  • Julho vai alcançar o pico com 14 voos semanais.
  • Agosto vai manter uma média de 11 frequências semanais.

As viagens utilizam jatos com capacidade para 180 passageiros. Em setembro, a operação voltará ao patamar padrão de sete voos por semana. O trecho ganhou ainda o reforço de uma frequência semanal da GOL, inaugurada de forma regular no mês de maio.

Conexão com Miami

Além de oferecer mais opções para o Nordeste, o terminal aumentou as alternativas para os viajantes estrangeiros que buscam conhecer a floresta amazônica. No mês de junho, a companhia GOL iniciou os voos da rota sazonal entre Manaus e Miami, nos Estados Unidos, aproveitando as férias no hemisfério norte.

Os norte-americanos lideram o ranking de emissão de turistas internacionais para o Amazonas. Dados da Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur) estimam que o país responde por aproximadamente 30% dos visitantes estrangeiros que desembarcam no estado. A operação para a Flórida conta com dois voos semanais em aeronaves configuradas para 186 passageiros.

Rotas na região

O reforço para o meio do ano soma-se a outras expansões na Região Norte consolidadas ao longo de 2026. Em abril, a GOL ativou o trecho direto entre Manaus e Boa Vista, em Roraima (RR), com duas frequências por semana. Entre 21 de junho e 31 de julho, essa linha ganha uma terceira viagem semanal, com pousos e decolagens aos domingos, segundas e sextas-feiras.

Outro avanço ocorreu no trecho ligando Manaus a Rio Branco, no Acre (AC). Desde o mês de maio, a frequência de voos dobrou na região, saltando de três para seis operações por semana. Os terminais acreano e roraimense também fazem parte da rede gerida pela concessionária VINCI Airports.

Crescimento do terminal

O crescimento na oferta de assentos faz parte do plano estratégico para consolidar a capital amazonense como um centro de conexões aéreas na Amazônia. O aeroporto local vem recebendo aportes na infraestrutura desde 2022. No ano de 2025, o terminal movimentou 3,356 milhões de passageiros, volume que representa uma alta de 14% na comparação anual e o melhor índice recente do aeroporto.

“Ampliar a conectividade da Amazônia é uma das nossas prioridades. O crescimento da malha aérea que vem acontecendo reflete esse compromisso e fortalece o papel estratégico de Manaus na região. Continuaremos empenhados em contribuir para que mais voos se concretizem, mais conexões aconteçam e que sejam repletas das melhores experiências no aeroporto”, afirma o CEO da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Kleyton Mendes.

Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.