Ação mobiliza estudantes em prol do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Veja como a alimentação pode ajudar quem quer parar de fumar - Foto: Pexels/irina Iriser

Com o objetivo de reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos causados pelo tabaco, estudantes do Centro de Ensino Literatus irão desenvolver vídeos de conscientização para as redes sociais. A iniciativa acontece na próxima segunda-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Segundo a diretora de Ensino e Gestão da instituição, Sarah Lima, a proposta da ação é que os próprios estudantes sejam os disseminadores de informações sobre os males do tabagismo, uma doença que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como a dependência da droga nicotina.

“Eles usarão os seus próprios canais de comunicação para alertar e transmitir orientações para a sua família e amigos. Além de levar informação, os estudantes podem acabar incentivando quem deseja parar de fumar a procurar ajuda profissional”, destaca a diretora do Centro de Ensino Literatus.

Na fumaça do cigarro existem cerca de 5 mil substâncias tóxicas diferentes, entre elas, o monóxido de carbono e o alcatrão. Vale lembrar que o monóxido de carbono é o mesmo gás tóxico que sai do escapamento de automóveis e no organismo humano reduz a oxigenação dos tecidos do corpo, enquanto o alcatrão é um dos mais potentes agentes cancerígenos que o ser humano introduz voluntariamente no seu corpo.

Hipertensão, infarto, derrame, câncer, bronquite crônica, enfisema pulmonar e impotência sexual são apenas alguns exemplos de doenças que estão relacionadas ao fumo.

Segundo a OMS, o número de mortes relacionadas ao tabaco deverá aumentar de cerca de 6 milhões de mortes para cerca de 8 milhões anualmente até 2030, sendo que mais de 80% delas vão ocorrer em países de baixa e média renda.

Por Olívia Almeida | Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.