Guerreiras da floresta levam o poder da dança indígena para Áustria e Itália

Um workshop de dança indígena será realizado na Áustria e na Itália, em setembro e outubro de 2025, por Elisângela Oliveira, do povo Apurinã, e coordenadora do grupo de dança Kaxiri na Kuia

Workshop de Dança Indígena “Kaxiri na Kuia” se prepara para uma turnê na Europa em 2025 – Foto: Halley Costa

O projeto “Workshop de Dança Indígena”, contemplado pelo edital de Dança da Política Nacional Aldir Blanc da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (SEC) e do Ministério da Cultura (MinC), será apresentado para um público internacional na Áustria e na Itália, nos meses de setembro e outubro, respectivamente.

A multiartista Elisângela Oliveira irá ministrar as oficinas de Dança Indígena na Europa. A primeira oficina será no Festival da Cultura Brasileira / Brasilianisches Kultufestival (Brazil meets Gmünd), organizado por Verônica Shell, na cidade de Gmünd Kärnten, na Áustria. A segunda oficina será no evento cultural promovido pela Tucum Itália, organizado por Nair Pires, com o apoio do Consulado do Brasil em Veneza, no mês de outubro. A turnê será finalizada com uma apresentação de dança na abertura do evento “La Moda dell’Amazzonia”, no Fortepark, no dia 11 de outubro, organizado pela Associazione UBAI, de Sandra de Jesus e Ivan Schiano.

A coordenadora do grupo, Elisângela Oliveira, do povo Apurinã, conta: “Nosso grupo de dança foi fundado em 2015, no bairro Parque das Tribos, e desde então seguimos firmes com o legado ancestral através da nossa arte”. Ela afirma que são o único grupo atuante e representante de danças e rituais indígenas feitos integralmente por mulheres, do bairro e da região. “No decorrer dos anos, contamos com a troca de integrantes, mas o legado continua e a nossa arte também”, afirma.

Como parte dos preparativos para a turnê e o festival, o grupo fez, no mês de julho, duas sessões de fotografia e vídeo para a produção de material de divulgação e exibição durante os eventos na Europa, além de divulgar o festival no Parque das Tribos. Foram realizados ensaios fotográficos na Praça de São Sebastião e no Teatro Amazonas, bem como na comunidade indígena Parque das Tribos.

Festival de Dança Indígena

Fundado em 21 de abril de 2015, o coletivo irá realizar em novembro de 2025 o primeiro Festival de Dança Indígena Kaxiri na Kuia na Comunidade Parque das Tribos.

O prazo para inscrições dos grupos de dança indígenas será de 10 a 30 de setembro, por meio do Instagram do grupo Caxiri ou pelo e-mail [email protected].

O coletivo de dança multiétnico, criado por mulheres indígenas da Comunidade Parque das Tribos e da grande Manaus, tem 10 adultas e 4 crianças da nova geração (2 curumins e 2 cunhatãs). O coletivo fortalece a identidade e a ancestralidade das mulheres indígenas dos povos Apurinã, Baré, Kokama e Kulina.

Por Cristóvão Nonato | Assessoria Grupo Kaxiri na Kuia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.