Construnorte 2025 deve movimentar 80 milhões em negócios na cadeia produtiva da construção civil

Expectativa de faturamento e de ampliação de redes de contatos empresariais levam a grande procura por stands

Maior evento da construção civil do Norte, Construnorte 2025 promete superar números históricos - Foto: Divulgação

No lançamento do maior evento da construção civil da região Norte do país, ocorrido nesta terça-feira (12/08), os organizadores comemoraram um recorde de vendas para a 17ª edição. Cerca de 50% dos estandes já foram negociados, e a procura tem sido grande por empresas interessadas em participar da Construnorte 2025, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Centro de Convenções do Studio 5, em Manaus.

A expectativa é superar os números da última edição, ocorrida em 2024. A feira ficou suspensa por 11 anos: a 15ª edição da Construnorte aconteceu em 2011 e, no ano passado, foi realizada a 16ª edição com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Construção”. Em 2024, o evento retomou com força total, contando com a participação de 46 marcas, registrando mais de 10 mil visitantes e movimentando R$ 50 milhões em negócios. Na edição de 2025, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Amazonas (Sinduscon-AM), realizador do evento, estima superar todos os indicadores durante os três dias de feira, com a apresentação de produtos e serviços para o setor em 100 estandes.

A feira acontece em um bom momento para a construção civil. Após uma fase de incertezas, o setor voltou a aquecer, segundo o presidente do Sinduscon-AM. A região Norte registrou um aumento de 105% nas vendas de imóveis novos no primeiro trimestre de 2025 em relação ao ano anterior.

“Tivemos um período de estagnação após 2011, mas, desde 2018, o setor vem retomando com força. Isso foi reflexo direto dos programas federais e estaduais, como o Minha Casa, Minha Vida e, mais recentemente, o programa Amazonas Meu Lar, que têm movimentado bastante o mercado. A demanda está muito forte. Hoje, falta produto no mercado habitacional e precisamos atender a demanda existente”, esclareceu Frank Souza.

O presidente do Sinduscon-AM ressaltou ainda que a Construnorte é uma grande aliada para a classe empresarial, arquitetos, engenheiros e profissionais de serviços, pois coloca no mesmo espaço empresas de diversos segmentos que se complementam, como: lojas de materiais de construção, atacadistas, indústrias de materiais de construção nacionais e regionais, softwares para construtoras e varejo, startups, incorporadoras, tintas, máquinas pesadas, paisagismo, decoração, automação, entidades controladoras e de treinamentos, palestras e workshops.

“O setor da construção é um excelente mercado. A procura por produtos leva os empresários a investir em tecnologia e inovação, fomentando toda a cadeia produtiva. A Construnorte é um caminho para a industrialização, uma vitrine de tendências, inspiração e oportunidades tanto para o setor como para todos os segmentos que fazem parte da cadeia da construção civil”, destacou Frank Souza.

Parceiros

Um dos grandes parceiros na realização do evento é o Governo do Amazonas, que vai estar presente com um estande do programa Amazonas Meu Lar. O programa tem contribuído para fomentar os negócios no setor da construção ao conceder subsídios financeiros para famílias de baixa renda. A disponibilização do valor da entrada dos imóveis, que varia conforme a renda familiar, pelo governo estadual facilitou a aquisição de moradias. Estarão presentes no evento incorporadoras ligadas ao programa e outras construtoras/incorporadoras, que irão ofertar empreendimentos nos mais diversos bairros de Manaus com valores diferenciados.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e da Unidade Gestora de Projetos Especiais do AM, Marcellus Campêlo, destacou a parceria com a construção civil. “Já são quase 3 mil propostas fechadas e mais de 1.500 contratos assinados, beneficiando especialmente a faixa 1, com renda de até R$ 2.850. Ao sermos procurados pela organização da Construnorte, o governador prontamente confirmou o apoio do Estado. A feira será um grande sucesso. Estaremos presentes, mostrando nossos projetos e reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento do setor”, garantiu o secretário.

O Grupo Rede Amazônica, criador da Construnorte em parceria com o Sinduscon-AM, é um dos apoiadores do evento que vai movimentar o setor em novembro. “A revitalização da Construnorte é muito significativa. A marca tem valor pessoal. Foi idealizada pelo meu pai (Phelippe Daou), um grande entusiasta do evento. É uma honra sediá-lo em um empreendimento nosso (Studio 5), que este ano acontecerá em ambiente climatizado. O evento do ano passado foi bom, mas este ano será melhor ainda. Parabéns a todos os envolvidos. Contem com nosso apoio”, declarou o CEO da Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior.

Programação

A Construnorte é uma grande oportunidade para fortalecer negócios e ampliar conexões estratégicas no setor da construção civil na região Norte. O evento oferece uma oportunidade única para atualização profissional, geração de negócios e valorização das marcas participantes.

Segundo a Mode On Eventos, organizadora do evento, a programação inclui palestras e workshops com especialistas renomados, abordando temas como redução de custos, ganho de produtividade e inovação tecnológica. O Sebrae Amazonas também estará presente com consultorias e capacitações voltadas especialmente para pequenas e médias empresas. Empresas interessadas em expor ou firmar parcerias podem entrar em contato pelo número (92) 98590-0016.

Assessoria de comunicação: Shirley Assis

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.