Após 11 anos, Brilhante volta a brilhar e vence Festival Folclórico do Amazonas

O bumbá campeão apresentou este ano o tema ‘Terra-Folclore’

Com disputa acirrada, Brilhante vence e Tira Prosa e Corre Campo completam o pódio - Foto: Aguilar Abecassis/SEC

O Boi Bumbá Brilhante é o campeão do 67º Festival Folclórico do Amazonas, com 339,3 pontos. O bumbá vitorioso apresentou o tema “Terra-Folclore” em 2025. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A presidente da agremiação, Djanne Senna, celebrou a vitória do boi, que não se consagrava campeão do Festival Folclórico do Amazonas há 11 anos. A apuração das notas ocorreu nesta segunda-feira (28/07), no auditório Gabriel Gentil, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

“Tô muito, muito feliz. Principalmente porque a presidente, de fato, está acamada e queríamos muito dar essa vitória. Faz 11 anos que o Brilhante não ganha oficialmente na Série Master A. Então, estamos muito felizes!”, disse Djanne Senna.

O diretor do comitê de artes do Boi Brilhante, Sinny Lopes, destacou o resultado como “histórico” e um novo começo para o Festival Folclórico do Amazonas. “Hoje, a vitória não é só do Brilhante, é a vitória da disputa em si. É a prova de que qualquer boi que queira ser campeão, pode sim. Qualquer um dos seis bois pode se tornar um gigante”, afirmou.

Boi Brilhante supera Tira Prosa e Corre Campo e vence com folga Festival do 67º Festival Folclórico do Amazonas – Foto: Aguilar Abecassis/SEC

Classificação e participações

Na segunda colocação, ficou o Boi Bumbá Tira Prosa, com 338,1 pontos, que levou o tema “Amazônia Livre” para a arena. Fechando o pódio, o Boi Bumbá Corre Campo ficou em terceiro lugar, com 338 pontos, apresentando o tema “Amazonidade”.

A quarta posição foi ocupada pelo Boi Bumbá Garanhão, com 337,4 pontos, que apresentou o tema “O Futuro é Ancestral”. O Boi Bumbá Galante somou 336,7 pontos e ficou em quinto lugar com o tema “Amazônia – Terra de Ajurí, Flautas e Maracás”. O Boi Bumbá Clamor de Um Povo teve 332,5 pontos, ficando na sexta posição com o tema “O Misticismo dos Pássaros”.

União e reconhecimento

O diretor de eventos da Secretaria de Cultura, José Luís, conduziu a leitura das notas. O gestor parabenizou todos os bumbás que, segundo ele, realizaram um verdadeiro espetáculo em 2025.

“Em nome do governador Wilson Lima e do secretário de Cultura, Caio André, quero parabenizar a todos pela belíssima apresentação realizada, tanto na sexta-feira quanto no sábado. Quem foi ao Sambódromo e quem assistiu pela televisão, viu que foi realmente um belo espetáculo. Então, todos estão de parabéns”, disse.

José Luís destacou a união entre o Governo do Amazonas e as associações folclóricas para a realização do festival. “Consideramos as opiniões de todos: como deve ser feita a estrutura, como deve ser o palco, o tipo de som, os aspectos de segurança. Todos os órgãos do Estado estão envolvidos — da saúde à segurança — para garantir que tudo funcione bem. A gente não faz um evento sozinho, vocês estão aqui para fazer o espetáculo acontecer”, detalhou.

Classificação geral

  • 1º Lugar: Boi Brilhante – 339,3 pontos
  • 2º Lugar: Boi Tira Prosa – 338,1 pontos
  • 3º Lugar: Boi Corre Campo – 338 pontos
  • 4º Lugar: Boi Garanhão – 337,4 pontos
  • 5º Lugar: Boi Galante – 336,7 pontos
  • 6º Lugar: Boi Clamor de Um Povo – 332,5 pontos

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.