
De 1º a 23 de outubro, a “Jornada de Capacitação em Recursos Hídricos” será organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema). Os participantes das capacitações serão os membros do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh/AM) e membros da sociedade civil. As inscrições devem ser feitas online e já estão abertas.
O trabalho visa fortalecer o conhecimento e aprimorar as práticas de gestão integrada dos recursos hídricos. A jornada de 15 dias acontecerá na sede da Sema, localizada na avenida Mário Ypiranga, nº 3.280, Parque 10 de Novembro, zona centro-oeste de Manaus, com o objetivo de tratar de assuntos essenciais para a manutenção e preservação dos recursos hídricos no estado.
“Estas atividades fazem parte do compromisso com o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão da Água (Progestão) em seu 3º Ciclo, visando atender a meta de Capacitação em Recursos Hídricos. Os ministrantes dessas capacitações são especialistas, mestres e doutores que já têm uma grande vivência na pauta, e total propriedade no assunto”, explicou o assessor técnico e ponto focal do programa, Eugênio Batista.
As capacitações serão realizadas em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Serão ministrados quatro cursos: “Lei das Águas”, “Instrumentos para Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Amazonas”, “Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, Perfuração de Poços e Licenciamento” e “Alternativas Organizacionais para a Gestão dos Recursos Hídricos”.
Sobre os cursos e inscrições
A Jornada de Capacitação será aberta com o curso “Lei das Águas”, de 1º e 4 de outubro. Os participantes vão entender como aplicar a legislação relacionada à gestão e proteção dos Recursos Hídricos, oferecendo uma compreensão detalhada das normas e políticas que regulam o uso, a conservação e a qualidade da água.
O objetivo é capacitar os profissionais a assegurar o cumprimento da lei e promover práticas sustentáveis na gestão hídrica e áreas afins. Para participar, é preciso realizar a inscrição gratuita pelo formulário: https://forms.gle/yKNX5gKrvNsH8LXx9.
E o curso “Instrumentos para Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Amazonas”, a ser ministrado entre os dias 8 e 10 de outubro, tem abordagem focada na região Amazônica, desde a análise de bacias hidrográficas até a aplicação de políticas públicas.
As aulas fornecerão ferramentas práticas para melhorar a qualidade da água, por meio do conhecimento, prevenção de conflitos e promoção do desenvolvimento sustentável. As inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/CjVk6Ls3khKDLYGSA.
O terceiro curso será sobre “Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, Perfuração de Poços e Licenciamento”, ministrado entre 14 e 18 de outubro. A proposta é uma compreensão aprofundada dos processos legais e técnicos necessários para a obtenção de outorgas para perfuração de poços e licenciamentos ambientais.
Os participantes, após a capacitação, poderão garantir que projetos estejam em conformidade com a legislação vigente, prevenindo problemas ambientais e legais. Interessados devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/DHHR6fUmYvCXG2418.
O último curso, “Alternativas Organizacionais para a Gestão dos Recursos Hídricos”, será oferecido entre 21 e 23 de outubro. Seu cronograma visa explorar diferentes modelos e estratégias organizacionais que podem ser aplicados para otimizar a gestão da água, adaptando-se às necessidades e contextos específicos.
Os participantes aprenderão a implementar soluções inovadoras e eficazes, promovendo a sustentabilidade e a gestão integrada dos recursos hídricos. A inscrição para esta capacitação deve ser feita pelo formulário: https://forms.gle/U5gFV42ckem3fGZi6. Para inscrever-se neste curso, é necessário ter completado o curso “Lei das Águas”.