Economia “Expo Manaus Conecta” encerra primeira edição com empregos, tecnologia e casa cheia

“Expo Manaus Conecta” encerra primeira edição com empregos, tecnologia e casa cheia

Foto: João Viana/Semcom 

Integrar capacitação profissional, tecnologia e atrações culturais em um único espaço urbano reflete a busca do poder público em responder aos desafios do mercado de trabalho amazonense.

A Prefeitura de Manaus encerrou na noite de sábado 25 de julho a 1ª edição da “Expo Manaus Conecta” no Studio 5 Centro de Convenções na zona Sul da capital.

O evento organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) reuniu dois dias de programação gratuita e colocou à prova a capacidade da gestão em converter grandes estruturas em resultados práticos para a população.

Emprego e negócios

A movimentação no pavilhão reuniu atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Manaus com a oferta direta de vagas formais, além de ciclos de palestras com especialistas nacionais e oficinas focadas em robótica, tecnologia e ecossistemas empresariais.

A junção dessas frentes buscou reduzir a distância entre a busca por oportunidade profissional e as exigências do mercado regional. Para o pequeno empreendedor a feira funcionou como uma vitrine comercial e ponte com o público consumidor.

Os empreendedores Christielly Alves e Jonas de Oliveira aprovaram a estrutura montada no pavilhão.

“Foram dois dias muito produtivos. Estruturas como essa mostram que a Prefeitura de Manaus arrasou na organização e no apoio aos pequenos negócios”, comemorou Christielly Alves.

Seu sócio reforçou o ganho nas conexões comerciais durante o evento.

“Acredito que foi um evento perfeito para conectar quem produz a quem consome no nosso Estado”, declarou Jonas de Oliveira.

Cultura e palco

A programação cultural encerrou o evento com apresentações no palco principal. O grupo local Corpo de Dança da Liga apresentou o espetáculo “The Power of Gaga” levando a dança urbana ao público do pavilhão.

A bailarina Victória Muniz destacou o acesso a palcos institucionais para os artistas locais.

“Foi ótimo. Nós só temos a agradecer à prefeitura por esta oportunidade de mostrar a nossa arte em um palco deste porte”, disse Victória Muniz.

A atração principal da noite ficou com a cantora Gabi Melim que apresentou sucessos da carreira e novidades do repertório solo. Nos bastidores a artista parabenizou a união de desenvolvimento e cultura na capital.

“Estou muito feliz por voltar a Manaus. Acredito que a vida e a arte têm tudo a ver com a proposta desse evento, que abre portas para o futuro e para as oportunidades do nosso povo. Que seja a primeira de muitas edições”, afirmou Gabi Melim.

Desafios e permanência

O balanço positivo apresentado pela administração municipal levou à inclusão da feira no calendário oficial de grandes eventos de Manaus.

O desafio central a partir de agora reside na continuidade das ações fora do pavilhão para que o encaminhamento profissional e os incentivos aos pequenos negócios se desdobrem em renda diária e permanente.

O titular da Semtepi avaliou a integração dos serviços municipais no evento.

“O balanço que fazemos é de dever cumprido. Unir em um único ambiente a oferta direta de empregos formais, o fomento ao empreendedorismo, a inovação tecnológica e o acesso à cultura demonstra o compromisso da gestão do prefeito Renato Junior com o desenvolvimento do nosso povo. A Prefeitura de Manaus planeja, integra e faz acontecer”, destacou Alonso Oliveira.

O formato demonstrou grande apelo popular, mas a transformação social concreta dependerá do fortalecimento constante dessas redes de apoio ao trabalhador e ao produtor ao longo de todo o ano.

Fonte: ASCOM | Geraldo Farias/Semcom e Asafe Augusto/Semtepi

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.