Wilson Lima lança programa de rádio inspirado no ‘Fala, Governador’ de Eduardo Braga

A única diferença entre os dois projetos é que a tecnologia que permite fazer download do aplicativo da rádio no celular - Foto: Divulgação

O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou um programa de rádio exatamente igual ao “Fala, Governador”, que o atual senador Eduardo Braga fazia quando estava com as rédeas do governo nas mãos, em 2008. As semelhanças são muitas, a começar pelo: “Fale com o Governador”. O objetivo também: divulgar as obras da gestão do chefe do Executivo estadual.

Leia matéria do Portal do Governo do Amazonas que confirma as semelhanças:

http://www.amazonas.am.gov.br/2008/01/braga-anuncia-projeto-para-o-sul-do-amazonas/

A diferença, entretanto, esbarram no conteúdo. Na era Braga (2003 a 2010), grandes obras foram anunciadas pelo programa, dentre eles o Prosamim, pavimentação de ruas e avenidas na capital e no interior, projetos nas áreas ambiental e social, anúncios de concursos, inaugurações de unidades de restaurantes Prato Cidadão e de Escolas e Centros de Tempo Integral (Cetis e EETIs), etc., todos concebidos na gestão Braga. Já o programa de rádio de Wilson Lima se limita a divulgar projetos criados em gestões passadas, entre eles o Pró-Mecanização.

Há, porém, uma inovação: o programa compõe a estrutura da Agência Amazonas, um projeto de comunicação online criado pela gestão de Daniela Assayag à frente da Secretaria de Comunicação (Secom), em maio de 2020. O projeto ficou pronto no dia 16 de junho do ano passado, mas o site só foi lançado no dia 11 de fevereiro de 2021, em plena segunda onda da pandemia.

Mas o site da agência não dá acesso à rádio. Quem quiser ouvir o programa tem de baixar um aplicativo para os sistemas Android e iOs.

Duplicidade

O Governo do Amazonas possui um portal no qual hospeda, além de todas as informações do Executivo, os dados de todas as secretarias, fundações, institutos e entidades ligadas, direta ou indiretamente, ao Estado. Uma das características desse portal é justamente a seção de notícias, onde a Secom publica todos as matérias divulgadas diariamente. Para se criar esse portal e para mantê-lo em atividade, são gastos milhões anualmente em contratos com a empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

E a gestão de Daniela Assayag resolveu aumentar essa conta criando o site Agência Amazonas, que é um espelho fiel da seção de notícias do portal do Governo. Ou seja, o que é publicado em um, é automaticamente postado no outro. A Secom não divulga o custo do projeto.

Clique aqui para acessar a Agência Amazonas:

http://agenciaamazonas.am.gov.br/

O anúncio de que o governo tem uma agência de notícias levou a categoria de jornalistas a questionar o que era anunciado pela Secom, inclusive o fato de que a “Agência Amazonas reúne conteúdos produzidos por mais de 100 profissionais de comunicação”.

No projeto original da Agência Amazonas, pretendia-se uma produção diária de matérias para abastecer a imprensa local de informação, ao estilo da Folha Press e similares. Bastou o projeto ter sido aprovado e executado, que o quantitativo de equipe previsto na Agência Amazonas se resumiu a uma única repórter, que acabou acumulando as funções de editora de texto, editora de fotos e alimentadora das notícias.

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