
O início da temporada de baixa dos rios na Amazônia exige um planejamento rápido para ordenar as atividades de turismo ecológico. A partir desta segunda-feira, dia 15 de junho, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) começa uma programação especial de atendimento no município do Careiro Castanho para diferenciar da cidade homônima da várzea. A localidade fica situada a 88 quilômetros de Manaus e receberá a equipe técnica até o dia 18 de junho com a meta de regularizar os meios de hospedagem e operadores locais.
Os trabalhos de campo serão liderados pela Gerência de Controle de Pesca (GECP) e contam com o suporte da Gerência de Licenciamento Industrial (GELI). O objetivo principal é fornecer orientações e serviços diretamente na região, facilitando a regularização ambiental antes da chegada massiva de visitantes.
Atendimento
A presença do órgão estadual no interior ajuda a solucionar a demanda por documentos obrigatórios de forma descentralizada. Os empreendedores locais terão acesso facilitado ao licenciamento ambiental, dispensa de outorga, emissão do Certificado de Registro de Pesca (CRP) e também as licenças para a pesca amadora nas categorias esportiva e recreativa.
O presidente do órgão, Gustavo Picanço, destaca que o ordenamento em áreas como os lagos do Maçarico, Tracajá e na calha do Mamori é fundamental para a economia do interior durante a vazante.
“A pesca esportiva hoje faz parte da realidade econômica de muitas regiões do Amazonas. Quando começa a vazante, hotéis de pesca, pousadas e operadores turísticos entram em preparação para receber visitantes do Brasil inteiro e até de fora do país. O que o Ipaam está fazendo é justamente estar presente nesse processo, orientando esses empreendedores, levando os serviços ambientais até eles e garantindo que essa atividade aconteça de forma legal”, afirma Gustavo Picanço.

Parcerias
A mobilização reúne esforços da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Prefeitura do Careiro por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo. Além das vistorias e licenças ecológicas, os trabalhadores vão receber instruções sobre a inscrição no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e sobre a utilização da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH Virtual), plataforma digital usada para gerenciar o fluxo de visitantes nas pousadas.
Cronograma
A agenda de serviços foi dividida por setores geográficos para otimizar o deslocamento das comunidades ribeirinhas.
No dia 15 de junho, as atividades iniciam no Centro de Atendimento ao Empreendedor do Careiro (CAEC), localizado na Rua 31, no bairro Urbano Vista Alegre, centralizando a emissão de cadastros e documentos.
- No dia 16 de junho, os técnicos atendem na Pousada Pôr do Sol, recebendo os empresários que atuam no Lago do Maçarico e arredores.
- No dia 17 de junho, a base de apoio técnico se instala no hotel Amazon Turtle, reunindo os operadores do Lago do Tracajá.
O encerramento ocorre no dia 18 de junho, nas dependências do Dolphin Lodge, onde serão realizadas reuniões institucionais e a apresentação das campanhas educativas.
Os interessados em esclarecer dúvidas podem entrar em contato com o setor responsável por meio do telefone (92) 98441 8303.










