Trechos da Transamazônica, BR-230, apresentam problemas no sul do Amazonas

BR-230 a Transamazônica ao sul do Amazonas - Fotos: Reprodução

O inverno amazônico ainda nem começou, e trechos da BR-230 da Transamazônica, que é uma rodovia federal, já apresentam problemas no aterro encascalhado e de barro, desde a balsa que faz à travessia de pessoas e veículos, sentido ao Distrito de Matupi no município de Manicoré até Apuí, ao sul do estado do Amazonas.

Por não ser pavimentada, o trânsito na rodovia Transamazônica é quase que impraticável na época de chuva na região, isso ocorre entre outubro e março. E, devido as fortes chuvas torrenciais, que caíram neste fim de semana, principalmente do km 01 até o km 20, sentido ao 180 do Matupi, deixando motoristas, moradores e municípios preocupados com a situação.

Por tanto, a chuva que caiu durante a semana, trouxe transtorno aos motoristas que necessitam trafegar pela Transamazônica (BR-230), trecho esse logo depois da balsa, até o km 20, que liga Humaitá, Santo Antônio do Matupi, e o município de Apuí.

Com a chuva o solo da via de chão ficou amolecido, dificultando o tráfego de veículo, que passou a ser um verdadeiro caos. Por causa disso, motoristas e passageiros são obrigados a fazer uma viagem de longa duração e, até mesmo, perigosa.

Com o trânsito, quase que parando, os veículos mais preparados para o tipo de terreno, com muita dificuldade, conseguem passar, enquanto à maioria ficam estacionado às margens, ou até mesmo, no meio da BR, formando uma imensa fileira de dezenas de carros na espera e na tentativa de passar pelo atoleiro.

Sensibilizado com a situação, e o sofrimento das pessoas que trafegam constantemente pela BR-230, o empresário Jorge, entrou em contato com os prefeitos dos municípios de Apuí e Manicoré. O prefeito de Apuí, disse ao Jorge, que o mesmo já enviou fotos dos trechos problemáticos da BR, para o superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Manaus, e que aguarda resposta.

Até o fechamento dessa matéria, o prefeito Lúcio Flávio de Manicoré, não tinha se manifestado sobre o assunto.

No fechamento dessa matéria, recebemos informações que na altura do km 05 da BR- 230, vindo de Humaitá para o 180 do Matupi, o tráfego de veículos está interrompido, por causa de uma carreta que está atravessada na Transamazônica, impedindo a passagem de outros veículos.

Por Edy Lima/Radialista

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.