Tenha uma atitude de gratidão a Deus pelo seu casamento

Foto: Reprodução

Neste texto vamos ver como é importante ter uma atitude de gratidão a Deus pelo casamento. Veremos como é importante ver o nosso cônjuge como um(a) filho(a) do Criador. Isso nos faz perceber também como a outra pessoa tem valor especial, não somente para você, mas diante do próprio Senhor. É importante, em nossa rotina, não deixar que a convivência tire de nós a admiração e o respeito pela pessoa que casamos. Se temos muito orgulho em dizer que somos filhos de Deus, devemos lembrar que a pessoa com quem casamos também é filho de Deus. Portanto, trate seu(sua) parceiro(a) como alguém que merece respeito. 

Vamos tomar como base para esta leitura, o seguinte trecho bíblico: 

Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem a ma não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. 1 Coríntios 13:4 a 8. 

Neste trecho da carta, Paulo deixa bem claro que o resumo de nossa fé em Cristo é o amor. Devemos nos lembrar que Jesus também nos ensinou que o maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas; e amar ao próximo como a si mesmo. Aqui, Paulo nos dá ma dica preciosa de como devemos amar ao próximo. Nossa gratidão a Deus pelo casamento começa na reflexão de quanto amamos. 

Paciência e bondade 

A lista do trecho acima começa com as características de paciência e bondade. O amor nos traz essa condição de sermos paciente e bondoso. Se você quer demonstrar amor ao seu cônjuge, seja paciente e bondoso. Não podemos deixar que a correria do dia a dia e os problemas que surgem em nossa vida nos façam esquecer da nossa obrigação em ser paciente e bondoso, pois essas características são essenciais em nossa demonstração de amor. 

A paciência é uma atitude muito escassa hoje em dia. Queremos tudo rápido, tudo do nosso jeito. A mídia, a publicidade, querem nos mimar, mas só para vender seus produtos. Assim, achamos que temos o direito de querer tudo como desejamos, quando queremos. No casamento, precisamos saber abrir mão de nossa vontade, é preciso ser paciente e entender as motivações de nossa esposa, ou marido. Paciência com a forma que ele faz algo diferente, paciência com a forma que ela lida com a mãe, paciência para esperar que, aos poucos, os gostos se tornem cada vez mais semelhantes. 

A bondade é uma virtude que tem uma relação direta com a paciência, pois quando somos pacientes, somos carinhosos, bondosos. Em nosso relacionamento, precisamos ter essa disposição de sermos bondosos. Tratar com respeito, usar bem nossas palavras, continuar dizendo “obrigado e por favor” mesmo após longos anos de casamento. 

Se você tem gratidão a Deus pelo casamento, não esqueça de se manter paciente e bondoso. Repare que, em seguida, vem uma série de coisas que o amor não permite: ciúmes, orgulho, vaidade, grosserias, egoísmo, irritação e mágoas. Com bondade e paciência conseguimos evitar todas essas atitudes negativas. O coração bom, disposto a ser bondoso e paciente, vai saber lidar com os ciúmes, orgulho, vaidade e toda a sequência desta lista. Por isso, é importante ter isso em mente; bondade e paciência. 

O que ele fez de certo? 

Em seguida, Paulo traz uma nova analogia muito interessante, ao dizer que o amor não se alegra quando alguém faz algo de errado, mas se alegra quando alguém faz algo certo, bom. Em sua atitude de gratidão a Deus pelo casamento, mantenha-se focado nas coisas boas que seu (sua) parceiro(a) faz. O empenho na casa pela comida, ou a responsabilidade pelo trabalho, por exemplo. Existem valores em cada pessoa que precisam ser reconhecidos. Na rotina, deixamos que apenas as coisas que não gostamos ganhem espaço, e nos esquecemos de nutrir no outro aquilo que é admirável. 

Certamente, ainda que seu marido ou sua esposa tenha defeitos, você consegue encontrar qualidades e coisas que você admira nele, ou nela. Então, para conquistar seu carinho e seus ouvidos, ressalte as qualidades antes de qualquer conversa. Assim como, ao final de qualquer tipo de atrito, conclua com mais elogios. 

As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e revigoram a saúde e a alegria de viver. Provérbios 16:24 

Demonstre sua gratidão a Deus pelo casamento com palavras agradáveis, elogios. Sempre comece o dia disposto a fazer algum elogio ao seu marido, ou à sua esposa. Isso já faz com que o dia comece melhor, o ambiente já muda. Durante o dia, possíveis atritos serão menores. Em Efésios 4:26, Paulo também diz que não devemos terminar o dia irados. Ou seja, em nosso ambiente conjugal, temos que terminar o dia também com bondade, amor, carinho, palavras de ânimo, de incentivo. 

Em seu relacionamento, use sua boca para abençoar e elogiar. Ainda que precise repreender algo de errado, faça isso com amor e você conquistará o respeito e fará a outra pessoa refletir. Repare que Paulo avisou que o amor não é grosseiro. Então, mesmo na repreensão, mantenha seu carinho e respeito.  

Nunca desista 

Por fim, sua gratidão a Deus pelo casamento deve ser refletido em sua luta, força de vontade e nunca querer desistir. Para muitos, essa é a parte mais difícil, mas quando pensamos em casamento, como dito antes, queremos muito as coisas do nosso jeito, com a nossa vontade, no nosso tempo. O amor espera, o amor nos faz lutar. Ainda bem que Cristo não desistiu de nós, então por que queremos desistir dos outros? Porque não somos perseverantes. Muitas vezes batemos no peito para dizer que lutamos, conquistamos e tal, mas quando se trata em persistir no amor e no relacionamento, muitas vezes, queremos desistir. Não necessariamente pedir divórcio, mas desistir de respeitar, de amar, de ser bondoso, de nos entregar. A gratidão a Deus pelo casamento, também nos pede essa entrega, esse empenho. 

Curiosamente, o trecho termina como começo, com paciência. Repare como essa virtude é indispensável para o cristão. Seja paciente, perseverante, bondoso. Agindo assim, certamente você estará abençoando seu casamento. 

Para complementar seu estudo sobre gratidão a Deus pelo casamento, recomendo que leia também: 

Fonte: https://www.materialgospel.com.br/tenha-uma-atitude-de-gratidao-a-deus-pelo-seu-casamento/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.