Tempestade deixa mais de 30 mortos nos EUA; NY é o estado mais atingido

Veículos ficam presos na estrada após uma tempestade de inverno que atingiu a região de Buffalo na Main St. em Amherst, Nova York, EUA - Foto: BRENDAN MCDERMID/REUTERS

A tempestade de inverno Elliot deixou pelo menos 30 mortos nos Estados Unidos desde a última quarta-feira (21). O fenômeno, comparado a um ciclone, derrubou as temperaturas, levou frio extremo e causou estragos por todo o país.

Ainda não há um balanço oficial de mortes, e os números divulgados pela imprensa local divergem. A CNN, por exemplo, fala em 37 mortos enquanto a BBC cita 34 e a SkyNews, 46.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, as temperaturas no centro e leste dos Estados Unidos devem voltar “aos padrões da estação em meados da próxima semana”.

O que se sabe até agora

    • No domingo de Natal, a tempestade forçou o cancelamento de mais de 2,4 mil voos nos Estados Unidos, segundo o site Flightaware
    • Pelo menos 60 mil famílias continuam sem energia elétrica, principalmente em Maine e Nova York
    • Algumas mortes ocorreram em estradas, devido ao asfalto congelado e à visibilidade ruim
    • Outras foram provocadas pelas baixas temperaturas. É o caso de um homem encontrado morto pela polícia de Memphis, no Tennessee
    • Estima-se que 12 pessoas morreram no estado de Nova York, um dos mais atingidos

Nevasca mortal, zona de guerra: o que aconteceu em Buffalo

A cidade de Buffalo, no estado de Nova York, enfrentou uma crise no dia de Natal. A tempestade se intensificou na região, a neve acumulada chegou a 2,4 metros de altura e a cidade sofreu com apagões.

Os serviços de emergência não conseguiam chegar às áreas mais atingidas. Horas depois, corpos foram encontrados em carros e sob bancos de neve.

“É como ir para uma zona de guerra. Esta vai ficar na história como a tempestade mais devastadora de Buffalo…e ainda estamos no meio dela”, governadora de Nova York, Kathy Hochul, natural de Buffalo

Muitos moradores devem continuar sem luz até terça-feira (27) porque as subestações de energia estão congeladas e algumas enterradas sob a neve. Ainda são esperados mais 60 centímetros de neve na noite de hoje.

O aeroporto internacional de Buffalo permanece fechado amanhã. Também há uma proibição para viagens em vigor desde sexta-feira (23).

“Os ventos são tão fortes que a neve forma dunas. É uma loucura”, ali Lawson, 34, que mora em Buffalo há oito anos

Fonte: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/12/26/tempestade-de-inverno-eua-26-dezembro.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.