Sinepe-AM afirma que a vacinação de trabalhadores da educação traz maior segurança ao ambiente escolar

Foto: Divulgação/Assessoria

O início da semana foi bastante aguardado pelos profissionais de educação do Amazonas. Centenas de trabalhadores da rede particular tiveram a chance de tomar a primeira dose da vacina contra da Covid-19. Para o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), a imunização traz maior segurança ao ambiente escolar.

“Foi uma conquista muito grande os professores terem sido incluídos na campanha de vacinação. Houve uma grande adesão de profissionais e isso é muito bom, quanto maior o número de imunizados, mais vidas serão salvas”, destacou a vice-presidente do Sinepe-AM, Laura Cristina Vital.

Na segunda-feira (24), a campanha foi voltada para a vacinação de professores da Educação Básica e, na terça-feira (25), foi a vez dos profissionais da Educação Superior. A ação foi possível por conta de uma articulação da recém criada Câmara da Educação Superior do Sinepe-AM.

“A Câmara foi criada com a intenção de tratar as deliberações das Instituições de Ensino Superior (IES), que possuem demandas específicas. A vacinação foi a primeira ação da Câmara, que é formada pela diretoria do Sinepe-AM e os representantes das IES que são associadas”, explicou a vice-presidente do sindicato.

O Sinepe-AM também segue articulando com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a possibilidade de alunos da área da saúde fazerem parte da campanha de imunização contra a Covid-19.

Durante a pandemia, o Sinepe-AM se tornou referência nacional, dando consultoria a entidades de outros estados que se preparavam para o retorno presencial. No Amazonas, algumas das medidas adotadas pelas escolas particulares, com o suporte do Sinepe-AM, foram: adesão a protocolos de higienização, instalação da Ouvidoria da Educação Particular, sistema de rodízio e ensino híbrido, e criação de cartilha após alinhamento com os órgãos governamentais e seguindo o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste mês, o Sinepe-AM deu início a mais uma ação de conscientização para uso dos protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19. A entidade passou a realizar, diariamente, visitas às instituições associadas, para verificar o cumprimento das medidas.

“Como não temos poder de fiscalização, as visitas da diretoria do Sinepe-AM são de caráter orientativo. Vamos até a instituição, fazemos um relatório e, caso a escola esteja cumprindo todos os protocolos, nós concedemos um certificado. Caso contrário, a instituição receberá orientações, um prazo para se adequar e uma nova visita do sindicato”, explicou a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha.

Por Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.