Sindframa busca apoio no Congresso e junto ao Governo Federal por reestruturação e ajuste salarial da Suframa

Servidores buscam criação de mesa específica de negociação para reivindicar reestruturação de carreira, reajustes salariais e concurso público

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores da Suframa (Sindframa) intensificou suas atividades em uma agenda dedicada nos dias 09 e 10 de abril, no Congresso Nacional, em Brasília. O objetivo principal foi buscar apoio para a reestruturação da carreira e reajuste salarial, destacando a necessidade premente da criação da Mesa Específica da Suframa junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma demanda que a entidade está enfrentando desde 2014.

Durante as diligências, articulações com os parlamentares associados à Zona Franca de Manaus e Rondônia foram realizadas, incluindo os deputados federais Pauderney Avelino, Saulo Viana, Adail Filho, capitão Alberto Neto e Confúcio Moura. Essa abordagem culminou em uma reunião intermediada pelos parlamentares com o coordenador da bancada do Amazonas, o senador Omar Aziz. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, também participaram da reunião.

“A Suframa é uma autarquia de arrecadação significativa, porém tem sofrido com contingenciamentos”, enfatiza Maverly Souza, presidente do Sindframa, presente em todas as articulações. “A presença em Brasília, buscando apoio dos parlamentares e do Governo Federal, torna-se necessária para que nossas demandas sejam finalmente atendidas”, acrescenta Souza.

A instauração da Mesa Específica de Negociação da Suframa é vista como crucial para a realização de negociações e reivindicações. Para Jafé Praia, vice-presidente do Sindframa, as reuniões foram positivas, visto que os parlamentares deram início às tratativas.

“Nós levamos as reivindicações dos servidores da Suframa e solicitamos intermediação junto ao governo federal para a abertura da mesa específica destinada à reestruturação de nossa carreira. Paralelamente, o governo anunciou que as reestruturações de carreira serão discutidas através dessas mesas. Portanto, esse encontro foi de extrema importância, com o senador Omar dando início às tratativas e os demais parlamentares também engajados para que nossa mesa seja instalada o mais breve possível”, explica o vice-presidente.

Além das interações no Congresso Nacional, o Sindframa também se reuniu com o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condesef), Sérgio Ronaldo, para discutir as pautas dos servidores da Suframa e as negociações visando a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras.

Desde 2016, os servidores da Suframa enfrentam perdas salariais que culminaram em uma redução no poder de compra de mais de 40%. Outro desafio é a defasagem no quadro de pessoal, com uma significativa evasão nos últimos anos, seja por transferências para outros órgãos ou por aposentadorias. O último concurso público na Suframa ocorreu em 2013.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.