Seminf implanta nova rede drenagem para solucionar alagamentos na comunidade Parque Riachuelo

Foto: Márcio Melo | Seminf

Em uma ação emergencial, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha nesta quinta-feira, 4/11, com uma equipe de 30 homens na implantação de 100 metros de tubulação em um igarapé na rua Flor de Santa Rita, na comunidade Parque Riachuelo, bairro Tarumã na zona Oeste da capital.

Em uma das margens do igarapé, que tem, no total, 16 metros de largura, já foi implantada a nova tubulação. A outra margem também ganhou nova rede de drenagem e em seguida será feito o envelopamento com camada de concreto, a terraplanagem, com recuperação de base e sub-base, para que os trabalhos sejam finalizados com a pavimentação asfáltica.

As equipes da prefeitura utilizam na obra duas máquinas escavadeiras, hidrojato, retroescavadeiras e sete caçambas, que fazem o transporte de materiais como o rachão e toda a tubulação implantada na nova rede de drenagem.

O engenheiro Kelton Aguiar, responsável pela obra, disse que os alagamentos se tornaram comuns no local desde que a antiga rede foi rompida e que agora os moradores não vão mais passar por esse tipo de problema.

“A antiga tubulação, que foi rompida, já não suportava o volume da água do igarapé e causou um afundamento. O lado esquerdo do igarapé afunila, impedindo a vazão das águas, especialmente em dias de chuva, então isso faz com que a água represe e cause os alagamentos. Com a nova tubulação que estamos implantando, vamos solucionar de vez esse problema”, afirmou Aguiar.

Foto: Márcio Melo | Seminf

O problema de represa no igarapé também causou danos na rua Flor de Santa Rita, como fissuras e o afundamento da pista. Por esse motivo, as equipes da Seminf também trabalham na recuperação de um trecho de 50 metros da via.

A obra na rua e no igarapé deve ser entregue até a próxima semana e vai beneficiar mais de 80 famílias, entre elas a do pedreiro Antônio Soares, 62, que diz já ter perdido vários móveis durante os fortes alagamentos.

“Aqui, quando chovia, a gente não tinha como dormir, era todo o tempo em estado de alerta. Na última chuva forte, perdi meu guarda-roupas, e agora, ver a prefeitura trabalhando aqui para arrumar esse igarapé é uma alegria muito grande”, afirmou o morador.

Por Mariana Rocha | Seminf

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui mesmo na comunidade pq.riachuelo 2 tem uma rua chamada Av.chuva de ouro bem próximo daí onde vcs estão trabalhando. Ão lado do mercadinho Paulão. Que desde 2005 que ela foi asfaltada nunca mais fizeram nada hoje ela e rua de botecos e lama .porque ? Secretário.quando agente aqui fomos questiona disseram que ja foi refeita .( uma grande mentira )porque aqui nos moradores sabemos e presenciamos todos os dias vem ver pra crer .agora essa mentira vai pro bolso de alguem. Para dizer que foi feita outra vez a semif não Tem fiscal pra isso ver obra concluída. Então está do igarapé como vai ser faixada ? Não sabe porque tem muita gente de olho e interessada no término da obra.agora no valor … Quem sabe.estamos pedindo encarecidamente que olhem a Av.chuva de ouro aqui e tire suas conclusões. Veja vcs mesmo ( isso é pra quem não tem rabo prezo )

  2. Rapaz esses responsáveis por esses distritos de obras nem acompanham a necessidade das comunidades.
    E os secretários pior ainda, não cobram nada deles. Aí tome desvio de matérias da prefeitura.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.