Saul Benchimol, a saga de um judeu na Amazônia

Há quem construa na trajetória da vida uma história de amor dedicada ao magistério e assim o fez Saul Benchimol.

Belizário Arce, Amazonino Mendes, Jonathan Benchimol, Serafim Corrêa – Foto: Arquivo pessoal

As primeiras famílias de origem e fé judaica se estabeleceram na Amazônia há mais de 200 anos, quando nesse período o látex ainda não apresentava-se forte na economia da Amazônia. Essas famílias vinham na maioria Marrocos, especialmente das cidades de Tetuan e Ceuta, que nesse período tinham a soberania da Espanha.

A família Benchimol que como outras tantas faz parte desse universo migratório e teve como patriarca o senhor Israel Benchimol e como matriarca a senhora Nina Siqueira Benchimol. Saul Benchimol nasceu em Manaus em 14 de agosto de 1934, professor universitário e empresário bem sucedido. Sua família veio para a Amazônia compelida pela perseguição da inquisição na época promovida pela Igreja Católica, quando naquela época reinava os reis católicos Isabel e Fernando, que promoveu a expulsão de todos os judeus inicialmente da Espanha e posteriormente de Portugal.

Este foi um breve aperitivo da obra Saul Benchimol, a saga de um judeu na Amazônia de autoria do historiador Abrahim Baze. Devido à idade avançada de Saul, o lançamento do livro foi realizado apenas para familiares e amigos íntimos da família. O livro não estará à venda, mas poderá ser encontrado na Biblioteca Pública, Biblioteca Municipal e nas bibliotecas de todas as universidades do Amazonas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.