Sabin faz balanço sobre seus dez anos em Manaus e anuncia novidades

Foto: Divulgação

Com o propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas, há dez anos o Grupo Sabin vem investindo em Manaus, onde além de oferecer serviços de medicina diagnóstica de excelência, está à frente de projetos com o foco na sustentabilidade ambiental e na responsabilidade social. Em reconhecimento a essa atuação, a presidente executiva da empresa, Lídia Abdalla, será condecorada, nesta quinta-feira (5), com a medalha Grandes Amazônidas, concedida pela Associação PanAmazônia. “Nossa cultura organizacional tem o cuidado com as pessoas no centro da estratégia empresarial.  Receber essa condecoração reforça que estamos na direção correta ao investir em diversas ações e práticas de responsabilidade social e ambiental em todas as cidades em que atuamos”, afirma a executiva.

Desde que chegou ao estado do Amazonas em 2012, por meio de uma expansão estratégica para o norte do país, o Sabin não parou de investir na região. São 12 unidades em pontos estratégicos da cidade, além da implantação de projetos do Instituto Sabin, responsável pelo investimento social privado do Grupo. Entre eles estão: ações de apoio a entidades de assistência a pessoas em vulnerabilidade, instalação de academias ao ar livre e de ludotecas, espaços para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência.

Em 2018, o Grupo inaugurou na capital amazonense um novo Núcleo Técnico Operacional (NTO), com uma plataforma tecnológica de ponta e um sistema de informação integrado com a operação nacional da empresa. O parque tecnológico é referência na região e possui mais de 1.700 m².

O foco do Sabin na inovação e pesquisa técnico-científica e no cuidado com a saúde das pessoas foi fundamental em 2020, para o desenvolvimento do exame de RT-PCR, que detecta Covid-19, contribuindo para atender às necessidades da população e comunidade médica de forma rápida, eficiente e segura. Além do PCR, o Grupo também passou a oferecer exames de sorologia IgG e IgM, para detecção da produção de anticorpos contra o vírus.

“Durante a pandemia, em meio a um cenário adverso, nosso foco foi o cuidado com a saúde das pessoas. Investimos em modelos de testagem que foram imprescindíveis no enfrentamento à crise sanitária”, afirma Lídia Abdalla, ressaltando que a empresa manteve ininterruptos os serviços mesmo nos períodos mais críticos da pandemia.

Em 2021, o Sabin investiu também na implantação do serviço de imunização, em Manaus. “Trata-se do compromisso do Sabin em oferecer qualidade certificada e prevenção ao seu cliente, construindo assim uma rede de serviços integrada à disposição da população manauara”, ressalta o gestor regional do Sabin, Fabiano Castro. Atualmente, o Sabin disponibiliza à população de Manaus um amplo portfólio de exames, entre serviços de análises clínicas e vacinação.

Novos investimentos

Ainda em 2022, o Sabin vai lançar em Manaus a plataforma de cuidados coordenados e acesso à saúde, Rita Saúde. “Em um país onde a desigualdade social é uma realidade, poder democratizar e ampliar o acesso à saúde de qualidade para todos nos motivou a desenvolver este projeto, o Rita Saúde”, define Lídia Abdalla.

Com investimento inicial de mais de R$5 milhões, o Rita Saúde foi desenvolvido dentro dos conceitos de saúde 5.0, com as pessoas no centro do cuidado. “Estamos falando de um ecossistema inovador que vai oferecer saúde de forma planejada, a partir de um modelo de assistência estruturado que vai apoiar também as operadoras e empresas na gestão da saúde de grupo populacionais”, explica.

Outra novidade é que em março último, o Sabin recebeu o Certificado de Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa, que ratifica as ações da companhia em favor da neutralização de carbono, e, consequentemente a redução da poluição atmosférica.

Para conquistar o certificado, o Grupo Sabin investiu em uma gestão mais verde e neutralizou as emissões de GEE de suas atividades por meio da aquisição de créditos de carbono. Esses créditos são gerados por projetos ambientais certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e disponibilizados ao mercado.

Cultura de valorização

Fundado em 1984 pelas bioquímicas Janete Vaz e Sandra Soares Costa, o Sabin tem o reconhecimento e a valorização dos colaboradores como parte da cultura de colocar as pessoas no centro do negócio.

Do total de 6.500 colaboradores da empresa em 12 estados e no Distrito Federal, 77% são sexo feminino. Além disso, 74% dos cargos de liderança são exercidos por mulheres. Em Manaus, a presença delas é superior à média nacional do Sabin. Do total de colaboradores da capital do Amazonas, 81,62% são do sexo feminino. Além disso, 89,47% dos cargos de liderança da empresa no estado também são ocupados por elas.

Para o Grupo Sabin, valorizar a diversidade nas empresas é dar oportunidade igual a todos. A política de gestão de pessoas prioriza o movimento de inclusão e possui programa de diversidade para refletir sobre questões rotineiras que fomentem o respeito às diferenças e promoção de discussões capazes de superar preconceitos e crenças limitantes, além de treinamentos focados na temática e um tradicional bate-papo a fim de propagar o acolhimento na equipe. Como resultado de todo esse cuidado, em pesquisa recente sobre a diversidade entre os colaboradores da empresa, 11,8% se autodeclaram brancos, enquanto 88,2% se consideram pardos, negros ou índios.

Repercussão Assessoria

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.