Rogério Ceni foi anunciado nesta segunda-feira pela manhã e, no início da tarde, já falou como novo técnico do Flamengo em entrevista coletiva, concedida no Ninho do Urubu – local onde morará em seus primeiros dias de trabalho, inclusive. Ele comentou sobre a saída repentina do Fortaleza e ainda revelou ter pedido “permissão” de Zico antes de chegar à nova casa.
Obrigado a todos. Para mim é um dia especial para mim. Meu 30 ano de futebol. Já enfrentei Maracanã cheio. Vi Zico. Até liguei para ele e pedi a entrada. Cara único. Admiro até pelas faltas. E ele me respondeu lá do Japão. Me sinto com a permissão – disse Ceni, emendando sobre a sua troca:
Sou muito agradecido ao Fortaleza. Meu coração fica parte dele em Fortaleza, mas um convite do Flamengo, neste momento, é difícil de se recusar. Pela grandeza, atletas, estrutura. É um caminho natural e compreensível.
Junto aos auxiliares Charles Hembert e Nelson Simões e o preparador físico Danilo Augusto, Rogério Ceni iniciará o seu trabalho já nesta terça, cujo treino foi adiado para a tarde justamente para que ele possa aplicá-lo. E o comandante moldará uma equipe “mais ofensiva possível”:
(Estilo da equipe) Mais ofensiva possível. Fiquei muito tempo no gol. Quero ficar o mais longe possível. De acordo com a qualidade técnica, o Flamengo gosta da bola. Sempre tentar o gol. O importante é o gol. A favor. Gosto de jogar com o máximo de atacantes possível, com velocidade, habilidade. Essa é a área que mais gosto de mexer.
Todos querem ganhar tudo no futebol. Temos que ver quanto cada um está disposto a se entregar para chegar. É um grupo vencedor. Quem disse que não é possível? Ainda mais com uma torcida tão apaixonada e jogadores de tanta qualidade – completou.
Aos 47 anos, Rogério Ceni assinou contrato com o Flamengo até dezembro de 2021 – quando se encerra a gestão de Rodolfo Landim. No Fortaleza, tinha vínculo até fevereiro do ano que vem.
POSSÍVEL ESTREIA AMANHÃ
A estreia do técnico pode ser já nesta quarta-feira, contra o São Paulo, pela ida das quartas da Copa do Brasil, no Maracanã. A expectativa é que Ceni esteja regularizado para estar à beira do campo contra o clube que o idolatra pela sua carreira como goleiro. O processo está adiantado.
Confira outros trechos da apresentação de Rogério Ceni:
Esquemas táticos
Temos que achar o esquema que o time mais se sente à vontade. No Fortaleza jogamos no 4-3-3. Depois 4-2-4. O que importa é que os jogadores se sintam à vontade. Vamos conversar e treinar. Temos que ser ofensivos, gostar da posse de bola.
Inspiração no trabalho de Jorge Jesus
Tudo que for positivo. Eu gosto do estilo. A marcação alta, intensidade. Depende bastante da questão física. Vamos utilizar boa parte disso.
Experiência é sempre válida. Sempre evolui. São momentos distintos, o Flamengo vive um dos melhores momentos da história. O Cruzeiro em uma fase que não era tão propícia.
Moradia no Ninho
É a única maneira (morar no Ninho do Urubu, inicialmente). Senão se perde muito tempo. Vou ficar o tempo necessário para conhecer todos os setores. Prefiro ficar por aqui. Super bonito, melhor do que hotel. Quero acompanhar treinos das categorias inferiores também.
Dá para ganhar tudo no Fla?
Todos querem ganhar tudo no futebol. Temos que ver quanto cada um está disposto a se entregar para chegar. É um grupo vencedor. Quem disse que não é possível? Ainda mais com uma torcida tão apaixonada e jogadores de tanta qualidade.
Elogios a Yuri César (emprestado pelo Fla ao Fortaleza)
Eu conto (com o Yuri César em 2021). Ele é fora de série. Tem capacidade, consciência. Grata surpresa. Ele não perde o foco. Mas já fez sete jogos e fica no Fortaleza. Acho que ele tem potencial para o Flamengo.
Problemas defensivos do Fla
Só amanhã que vamos poder afirmar, mas erros defensivos são frutos de erros de sistema de jogo. Quando se tem um número elevado de gols sofridos, temos que tentar ajustar, com a ajuda de todos. São eles que vão resolver. O atleta é o mais importante. Nós buscamos soluções. Garanto que não é problema de apenas uma peça.
Concorrência no gol rubro-negro
Trabalhei com o Diego na Copa América. Já enfrentei muitas vezes. Hugo tem feito um grande trabalho, é um jogador especial. César também conheço. Ainda tem o Gabriel. Vamos dar prosseguimento. Diego tem capacidade de voltar a jogar, e o Hugo tem feito um grande trabalho. O Diego merece todo respeito pela história que construiu. Vi fotos dele dos títulos. O Hugo surge com muito potencial e tem tudo para ser o futuro do Flamengo e da Seleção.
Estímulo para Hugo cobrar faltas
Vou estar aqui todos os dias acompanhando. Se ele (Hugo Souza, que tem treinado) tiver o dom, serei o último a ir contra. Não é uma coisa primordial. Sei que o Flamengo não faz gol de falta há muito tempo. Talvez pela falta de tempo, porque isso é repetição diária.
Vai ser manager como no Fortaleza?
Aqui no Flamengo já tem tudo pronto, são situações distintas. Lá no Fortaleza eu dava ideias. Aqui posso focar no futebol.
Fonte: Lance