Razões para reflexões e protestos

Por J Taketomi

No Leste Europeu, um conflito absurdo com o feroz ataque russo tentando furar, isto é, render, a heroica e firme defesa ucraniana. Os russos sob a batuta de Vladimir Putin, um ex-agente da ala reptiliana, altamente maléfica, da KGB. Os ucranianos sob o comando de Zelensky, um ex-palhaço, que quebrou a cara ao acreditar no jogo ocidental de que teria o paraíso se abdicasse de seu arsenal nuclear para brigar com o novo czar russo contando com o poderio da OTAN.

Nesse teatro de guerra, não há santos, mas diabos de um só matiz. Mas, entendo que quem erra mais é Putin. É certo que ele contraria Lênin, que pregava uma Ucrânia falando sua própria língua e cultivando sua história em cada escola. Lênin passou, morreu cedo, em 1924, veio Stalin que instalou uma ditadura autocrática no Kremlin e gestou répteis do tipo Putin.

Preocupam-me as diatribes do ‘czar’ maluco porque elas refletem perigosamente no mundo, tendo tudo para causar estragos mais terríveis na economia brasileira do que causou o coronavírus na saúde. O Brasil ficou sem ter como importar fertilizantes do Leste da Europa e, sem eles, o agronegócio ficou comprometido. Na verdade, toda a agricultura brasileira foi atingida.

Há reservas incalculáveis de potássio em Minas Gerais, Sergipe, São Paulo e na Amazônia, especialmente na região compreendida entre o Vale do Rio Madeira e o Baixo Amazonas, no Estado do Amazonas, alcançando Juriti, no Pará.

Se todas essas reservas pudessem ser exploradas, juntas, rapidamente alcançaríamos a autossuficiência e seríamos a maior nação produtora de fertilizantes do planeta Terra. Contudo, dificilmente o país conseguirá a proeza por esbarrar na máxima histórica de que nenhum governo brasileiro, por ignorância ou sina, sabe conciliar desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente e à natureza.

A guerra vai acabar e, depois, deverão vir outras. O desequilíbrio climático, provavelmente, protagonizará os cataclismos que reciclarão o planeta intoxicado pela poluição industrial, pela intoxicação de rios, mares e oceanos.

Isso ocorrendo, o mapa geográfico do mundo mudará. Cientistas estudiosos, e muito bom senso, não se cansam de avisar. A população mundial será reduzida de modo surpreendente. E o Brasil ? Bem, o Brasil poderá ser dividido dentro de uma nova ordem, obrigado a acolher europeus e outros cidadãos que houverem escapado do caos geológico.

Este é o cenário para os próximos 35 anos, se os Putins da vida prosseguirem guerreando.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.