“Quero fazer desses limões uma abacatada”, diz Sinésio sobre CPI da Amazonas Energia

Deputado Sinésio Campos assina como presidente da CPI da Amazonas Energia

Reunião de instalação da CPI Amazonas Energia - Foto: Divulgação / Assessoria

O deputado Sinésio Campos (PT) será o presidente da CPI da Amazonas Energia na Assembleia Legislativa do Amazonas. Carlos Bessa (PV) é o relator da Comissão Parlamentar, formada ainda por Dermilson Chagas (Podemos), Fausto Júnior (MDB) e Cabo Maciel (PL).

Sinésio Campos é o autor do pedido de CPI. Ele apresentou requerimento no dia 1º de setembro com apoio de 9 dos 24 deputados estaduais. Os trabalhos começam dia 9 de setembro e a CPI terá prazo inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado.

A alegação de Sinésio é para “apurar irregularidades no fornecimento de energia elétrica por parte da empresa concessionária Amazonas Energia, que ocasionam, além das perdas econômicas, graves transtornos para a população consumidora na capital e municípios do interior”.

“O povo está sofrendo tanto na capital quanto no interior do Amazonas com a constante falta de energia. Pequenos produtores agroextrativistas perdem suas produções porque ficam mais de 15 dias sem eletricidade, logo nesse período tão difícil de pandemia da Covid-19, que muitos amazonenses perderam seus empregos”, disse Sinésio, ao ser confirmado presidente.

Conforme o deputado, a política de geração e distribuição de energia adotada pela empresa acarreta constantes racionamentos, blecautes e apagões por falta de manutenção das redes elétricas, argumenta Sinésio. “Quero fazer desses limões, uma abacatada. Vamos fazer algo diferente, marcante”, disse o parlamentar.

Sinésio afirmou que no interior a Amazonas Energia é responsável pela distribuição de energia elétrica para atendimento em 73 agências e 29 subagências totalizando 102 localidades em 61 municípios. E que a concessionária está desde 2019 deixando de gerar energia para realizar compras através de leilões.

Por Teófilo Benarrós de Mesquita / Amazonas Atual

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.