Quase 500 pessoas participam do 2º Encontro da Fé Reformada para Jovens em Manaus

Em 2024, evento teve como tema “Jovens e o Temor do Senhor”

Foto: Vitória Lopes

O 2º Encontro da Fé Reformada para Jovens, promovido pela Igreja Presbiteriana Cidade Nova (IPCN), encerrou na noite de sexta-feira, 05, no Teatro Manauara, zona centro-sul da capital amazonense. Durante dois dias, a conferência contou com uma programação diversificada, com louvores, ministrações, dinâmicas e espaço para compra de livros. Neste ano, o tema escolhido foi “Jovens e o Temor do Senhor”, com base na reflexão das escrituras sagradas no Salmo 119, versículo 98, que discorre sobre a vitória de Davi contra Golias: “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos, porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo”.

encontro (1).jpg
Jaime Marcelino – Foto: Vitória Lopes

Segundo o pastor titular da IPCN, Jaime Marcelino, o Encontro da Fé Reformada para jovens trata-se de uma adaptação da conferência que já é realizada para pastores e líderes há 25 anos, e para o surgimento desta nova “versão”, os detalhes começaram a ser planejados há mais de 3 anos, quando a primeira edição ganhou forma em 2023. “Nós procuramos, na medida do possível, falar aos jovens, que é algo fundamental para eles encararem os desafios da vida, porque se os jovens temerem ao Senhor, no sentido de crerem que Deus é Deus, e que Ele nos conduz, nos guarda… Então, os desafios que se apresentam serão enfrentados com galhardia. Os jovens precisam ser preparados para enfrentar as dificuldades”, destacou.

Experiência

Foto: Vitória Lopes

O evento obteve recorde de público pelo segundo ano consecutivo, com pouco mais de 480 participantes, sendo membros da IPCN e de outras 85 denominações cristãs. A jovem Amanda Martel, 24, integrante da Igreja Batista Família Betel, localizada no bairro São José Operário, zona leste de Manaus, esteve acompanhada da irmã mais nova e de alguns amigos. “É uma linguagem para os jovens. Traz um pouco pra nossa realidade, porque o jovem está vivendo a dificuldade na nossa vida espiritual. Está sendo muito edificante, muito bom. Isso me deixa mais calma para o mercado, para o mundo e para a sociedade. Se estamos bem espiritualmente, as dificuldades elas vão vir, mas precisamos estar sempre de cabeça erguida confiando em Deus”, disse.

Convidados

Foto: Vitória Lopes

Dentre os preletores convidados, destaca-se a participação de Cleovaldo Júnior, de Aracaju/SE, e do pastor e Dr. Dario de Araújo, de São Paulo/SP. Os dois participaram de momentos da programação tanto no primeiro quanto no segundo dia e puderam compartilhar suas próprias experiências sobre de que forma é possível temer ao Senhor com sabedoria e reverência. “Têm sido dias muito agradáveis aqui em Manaus. Igreja muito acolhedora. Evento está muito bem organizado. Eu até falei durante a minha palestra que a sociedade hoje perdeu a noção de decoro e reverência, então, acho que isso também é um fato na juventude de hoje. A gente se trata muito na informalidade, isso é muito do jovem, mas esse respeito não pode faltar no relacionamento com o Senhor. O Temor ao Senhor é a base da piedade e precisa ser o cerne do nosso viver cristão”, explanou Cleovaldo Júnior, membro da Igreja Presbiteriana Sião em Aracaju/SE.

Pela primeira vez em Manaus, o pastor e Dr. Dario de Araújo de Vila Maria em São Paulo/SP também comentou sobre a participação no encontro. “Falar aos jovens é sempre um grande desafio. A Bíblia fala que a nossa missão é transmitir os feitos do Senhor de uma geração para a outra. A nossa experiência com Deus é algo precioso, mas ela precisa ser compartilhada. É muito bom ver essa quantidade de jovens interessados, desejosos de conhecer a palavra de Deus, reunidos para ver também como a fé pode ser uma coisa significativa para eles, algo que marque a história deles, algo que traga boas lembranças e dessa forma, a palavra de Deus e a própria presença de Deus vai se tornando algo real e concreto”, celebrou.

Organização 

encontro (4).jpg
Foto: Vitória Lopes

À frente da gerência da equipe de apoio em 2024, Elisama Brito, também conhecida como Tia Love pelo trabalho realizado com o público infantil, ressaltou a importância de se dedicar à função e contribuir com a organização do evento para que tudo saísse conforme o planejado. “É muito gratificante nos doarmos pela obra do Senhor, porque sabemos que esse serviço não é vão. Tenho a certeza que a semente plantada irá frutificar na vida e nos corações dos jovens e adolescentes que ali estiveram. Tive a oportunidade de ouvir testemunhos que muito me impactaram. Esse não é um trabalho que necessariamente estamos vendo os frutos hoje, mas para o amanhã, os jovens e adolescentes estão em processo de amadurecimento físico, intelectual e espiritual. E, se Deus quiser, vamos poder nos encontrar um dia nos céus e testemunhar a vitória. É por isso que vale a pena dedicarmos o serviço a Deus na equipe de apoio do evento, tirar um pouco do nosso tempo do serviço secular para estar aqui servindo voluntariamente na obra do Senhor. Os jovens estão sofrendo tantas tentações, tantos perigos nesse mundo, mas estão tendo a oportunidade de ouvir como passar por essas aflições, por esses medos com sabedoria, na prática, sabendo que devem temer somente ao Senhor”, pontuou.

O 3º Encontro da Fé Reformada para Jovens e Adolescentes está previsto para ser realizado nos dias 3 e 4 de Julho de 2025.

FUNNY COMUNICAÇÃO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.