O Webmotors, um dos maiores marketplaces online para a venda de automóveis seminovos e usados, publicou um estudo de perfil de consumidor com base em 4,2 mil entrevistas. O site repercute que 74% dos participantes possui ao menos um carro atualmente. outros 26% utilizam formas alternativas de transporte para locomoção.
Entre os entrevistados que contam com ao menos um veículo, 75% têm a intenção de comprar ou trocar de carro ainda em 2021. Mas quais são os impeditivos que atrapalham este processo? Este é o tema do iG Carros Podcast:
O Webmotors aponta que 58% dos entrevistados consideram os preços muito altos; 29% reclamam das taxas de juros dos bancos; 20% não conseguiram vender seus automóveis atuais para comprar modelos novos; 18% vivem momento de incerteza financeira, como desemprego; 15% apontam a indisponibilidade do modelo de interesse; 12% ressaltam valores elevados de financiamento; 10% tem dificuldade de aprovação de crédito e 7% estão com receio de contrair a Covid-19.
Algumas medidas poderiam ajudar, segundo os entrevistados pelo Webmotors: 44% gostariam de bônus no carro atual, com 100% do pagamento da Tabela Fipe; 40% gostariam de redução nas taxas de juros; 32% pedem a redução de impostos como IPI e ICMS; 31% gostariam de melhores condições de financiamento; 14% querem pagar as primeiras parcelas apenas em 2022; 8% preferem comprar um automóvel 100% online.
A pesquisa também revela uma nova tendência: 86% dos entrevistados pretende comprar um veículo seminovo, enquanto os outros 14% apostaria em modelos zero quilômetro.
Os modelos por assinatura se tornaram alternativas para o público que não quer ter o compromisso de manter um automóvel. 64% dos entrevistados afirmam que não pretendem assinar um veículo; 29% afirmam que provavelmente assinariam; 7% dão a assinatura como certa.
Fonte: https://carros.ig.com.br/2021-07-23/ig-carros-podcast–precos-em-elevacao-desencorajam-compra-de-seminovos.html