Ponte que liga Tocantins ao Pará é finalizada e tem inauguração marcada por Lula

O projeto foi anunciado em 2017, no governo Temer, para o início da construção em 2018, com entrega em três anos; custo final da obra chegou a R$ 232 milhões

Ponte entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) - Foto: Divulgação/DNIT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agendada para a próxima terça-feira, 18 de novembro, a inauguração da ponte sobre o rio Araguaia, conectando as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), na rodovia BR-153. A obra, que soma um investimento final de R$ 232 milhões, é considerada um marco logístico e promete beneficiar mais de 1,5 milhão de pessoas na região.

Detalhes técnicos e importância para o matopiba

A nova ponte possui 1.724 metros de extensão e substitui o atual sistema de travessia, que é realizado por balsas, facilitando o transporte e a logística regional.

  • Impacto no escoamento: A ponte integra a BR-153 e é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola da região conhecida como Matopiba, que engloba áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
  • Vias de acesso: Além da estrutura principal, a construção demandou obras de acesso totalizando 2.010 metros de extensão, sendo 310 metros no lado do Pará e 1.700 metros no lado do Tocantins.
  • Estrutura de tráfego: As vias de acesso contam com 12 metros de largura de pista e acostamento, além de calçadas de 1,50 metro de largura em cada lado. Também foram construídas vias marginais à rodovia.

Histórico da obra: Atrasos e evolução de custos

A entrega da ponte ocorre com dois anos de atraso em relação à previsão inicial.

  • 2017: O contrato da obra foi assinado no governo de Michel Temer (MDB) com um orçamento inicial de R$ 132 milhões.
  • 2020: Após enfrentar disputas judiciais, a ordem de serviço só foi assinada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no governo de Bolsonaro. O valor orçado subiu para R$ 157 milhões.
  • 2025: A inauguração acontece em novembro no governo do Lula, com o custo final da ponte e de todas as obras de acesso totalizando R$ 232 milhões.

A obra representa um avanço significativo na infraestrutura de transportes da região central e norte do país.

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