Os principais pontos do discurso de Javier Milei

Novo presidente da Argentina criticou antecessores, afirmou que terá grande desafio com a economia e prometeu país de prosperidade

Sob gritos de ‘libertad’, Milei se dirige ao público presente do lado de fora da Assembleia - Foto: Reprodução/Twitter/X

No primeiro discurso como presidente da Argentina, neste domingo, 10, Javier Milei criticou os antecessores, falou sobre a dificuldade que terá para restabelecer a economia do país e prometeu paz e prosperidade.

Milei e sua vice, Victoria Villarruel, tomaram posse hoje, no Congresso Nacional, com a presença de apoiadores e delegações de chefes de Estado de vários lugares.

“O kirchnerismo, que no começo se orgulhava dos seus métodos, hoje nos deixa com grande déficit de 17% do PIB”, observou o presidente da Argentina. “Ao mesmo tempo, desses 17% do PIB, 15% corresponde a um déficit consolidado entre o Tesouro e o Banco Central.”

Milei ainda disse que, desses 15 pontos, cinco deles correspondem ao Tesouro Nacional e 10, do Banco Central. “A solução exige um ajuste fiscal no setor público nacional de 5 pontos do PIB que, ao contrário do que havia no passado, vai diminuir quase totalmente e vai cair sobre o Estado e não sobre o setor privado”, constatou.

Em discurso, Javier Milei criticou establishment argentino

Javier Milei posse
O novo presidente argentino enfatizou que as brigas políticas vividas na Argentina destruíram o país – Foto: Reprodução/Twitter/X

Milei também enfatizou que as brigas políticas vividas na Argentina destruíram o país. O presidente disse que, durante mais de 100 anos, “os políticos insistiram em defender um modelo que gera pobreza, estancamento e miséria”.

“Um modelo que considera que a tarefa de um político é dirigir a vida das pessoas em todos os âmbitos e esferas possíveis”, afirmou Milei. “Senhores, esse modelo fracassou no mundo inteiro, mas, em especial, fracassou em nosso país.”

O presidente lembrou algumas das políticas que vai aplicar para “reorganizar a economia”. “Não há alternativa ao ajuste, não há alternativa ao choque”, disse, ao mencionar que a Argentina não tem dinheiro. “Infelizmente, isso vai ter um impacto na atividade econômica, na pobreza e nos salários.”

Milei diz que começa uma nova era na Argentina

Sobre o país quebrado que recebeu dos antecessores, Milei garantiu que está começando uma nova era na Argentina. “Hoje, damos por terminada uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho da reconstrução do nosso país”, disse.

Milei compara a queda do muro de Berlim com o dia da sua posse

O mandatário argentino comparou a queda do muro de Berlim com o dia da sua posse. “Assim como a queda do muro de Berlim marcou o final de uma época trágica para o mundo, estas eleições marcaram o ponto de quebra de nossa história”, observou.

Bolsonaro é ovacionado na posse de Milei

Ao chegar à posse do presidente da Argentina, Javier Milei, Bolsonaro foi ovacionado por uma multidão, conforme imagens divulgadas em seu Twitter/X, neste domingo, 10.

Com bandeiras do Brasil e da Argentina, e gritos de “Bolsonaro”, brasileiros e argentinos saudaram o ex-presidente na entrada do Congresso, com pompa de chefe de Estado.

Na transmissão, é possível ver Bolsonaro sorrindo e acenando para os populares, com seguranças ao seu redor.

Posse de Milei, com a presença de Bolsonaro

Depois de tomar posse, Milei fez o juramento diante dos parlamentares e um discurso, na escadaria do Parlamento, em frente à praça do Congresso.

Em seguida, o presidente da Argentina se deslocou para Casa Rosada, onde vai empossar os ministros de governo na Sala Branca.

Depois, ele participará de uma cerimônia religiosa na Catedral Metropolitana de Buenos Aires.

Aliados

Bolsonaro chegou à capital argentina na noite de quinta-feira 7, acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, de parlamentares e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

O presidente Lula não compareceu na posse de Milei. Ele escalou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representar o governo brasileiro.

Fonte: https://revistaoeste.com/mundo/os-principais-pontos-do-discurso-de-javier-milei/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.