Organizações socioambientais promovem encontro ‘Pré-Cúpula da Amazônia’

Foto: Michel Dantas

Nesta terça-feira, 1º de agosto, e quarta-feira, dia 2, um conjunto de organizações socioambientais amazônicas promovem a “Pré-Cúpula dos Povos da Floresta e da Sociedade Civil da Pan-Amazônia”, encontro que tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil, comunidades tradicionais e povos indígenas para a construção de uma carta de recomendações para o desenvolvimento sustentável da região.

O diálogo será realizado na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e os cinco eixos que fundamentam os debates são: participação dos povos originários e proteção dos territórios; ações emergenciais e políticas estruturantes para a saúde e segurança alimentar; ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica; manejo sustentável e novos modelos de produção; e inclusão de povos indígenas das Amazônias.

A realização do diálogo em Manaus é do Comitê Articulador da iniciativa, que reúne cinco instituições: o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento e o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

A “Pré-Cúpula” é a continuidade e consolidação de um ciclo de seminários online promovidos pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), nos meses de junho e julho. No total, a série de preparação reuniu membros da sociedade civil, organizações socioambientais e representantes políticos do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia e Brasil.

O documento colaborativo que será elaborado após todos esses debates com a sociedade civil será apresentado na Cúpula da Amazônia, que acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA). No evento, estarão os chefes de Estado dos oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Programação do primeiro dia

Na terça-feira (1º), o evento começa às 9h com apresentação dos representantes da CNS, Coiab, Conaq, FAS e GTA.

Pela manhã, o público confere três palestras: “Prosperidade na Amazônia”, às 9h50; “Participação e a proteção dos territórios, dos ativistas, da sociedade civil e dos povos das florestas e das águas no desenvolvimento sustentável da Amazônia”, às 10h10; e “Saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional na região amazônica: ações emergenciais e políticas estruturantes”, no horário das 11h30.

À tarde, mais três palestras formam a programação: “Ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica, transição energética, mineração, exploração de petróleo: como pensar a Amazônia para o futuro”, às 14h; “Mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional”, às 15h; e “Os povos indígenas das Amazônias: um novo projeto inclusivo para a região”, no horário das 16h30.

Programação do segundo dia

Na quarta-feira, 2, às 9h20, a programação inicia com a explicação da dinâmica de construção da “Carta dos povos da floresta e da sociedade civil da Pan-Amazônia”, com a divisão dos grupos seguindo os cinco temas prioritários, às 9h40.

Os debates, alinhamentos e contribuições para a construção da carta seguirão até às 15h30. No horário das 16h, começam as apresentações dos grupos para discussão e o fechamento da minuta da carta, encerrando a “Pré-Cúpula dos Povos da Floresta e da Sociedade Civil da Pan-Amazônia”.

SERVIÇO

    • O QUE? Encontro ‘Pré-Cúpula da Amazônia’;
    • QUANDO? terça e quarta, dias 1 e 2 de Agosto;
    • QUE HORAS? A partir das 9h;
    • ONDE? Sede da Fundação Amazônia Sustentável – FAS;
    • ENDEREÇO: Rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez;
    • CONTATO: Emanuelle (13) 98843-6047.

Up Comunicação Inteligente

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.