Oreni Braga assume vice-presidência da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult

Oreni Braga - Foto: Divulgação

Com a saída de Cristian Pio Ávila da vice-presidência da Manauscult, assume o cargo Oreni Braga. A nomeação da Especialista em Ecoturismo foi publicada no caderno 1 do Diário Oficial do Município de Manaus (DOM), Edição 5411, desta segunda-feira, 22/8, em decreto assinado pelo prefeito David Almeida.

Oreni, que é militante do setor turístico, atuava como Diretora de Turismo na Fundação Municipal desde janeiro de 2021. Agora como vice-presidente continuará na missão de impulsionar os atrativos turísticos da cidade, bem como, consolidar o setor como matriz econômica.

De acordo com a vice-presidente, a Prefeitura de Manaus vem atuando estrategicamente no setor, para gerar empregos e oportunidades de trabalho e renda, para impactar positivamente a economia local.

“O prefeito David Almeida definiu atrativos, projetos estratégicos para a capital como é o caso, por exemplo, do Memorial Encontro das Águas Rosa Almeida. Há também o projeto do Mirante da Ilha, próximo a Marinha, que será um projeto fantástico”, afirmou.

Oreni enfatizou que a Manauscult está trabalhando em várias frentes para reestruturar os serviços e atrativos turísticos da cidade, preparando Manaus para os grandes eventos e, principalmente, para o receptivo de turistas, em especial aos mais de 15 mil que chegarão durante a Temporada de Cruzeiros 2022/2023.

“Estamos realizando um trabalho de articulação com todas as secretarias municipais que, transversalmente, conversam com a cultura, com o turismo. E aquelas que estão trabalhando especificamente na parte de infraestrutura, de limpeza pública, de paisagismo e, também, parceiros do Governo do Estado como a Secretaria de Segurança, Polícia Militar, Secretaria de Inteligência, os próprios Órgãos Federais no sentido de requalificar esse quadrilátero histórico da cidade, sobretudo na área onde acontecerá o Sou Manaus Passo a Paço e o receptivo à Temporada de Cruzeiros 2022/2023, finalizou.

Biografia

Oreni Braga é amazonense, 59 anos, casada, mãe de 02 filhos, residente e domiciliada na cidade de Manaus.

É formada em Ciências Contábeis, Especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal do Amazonas e Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de León na Espanha. Tem Curso Internacional de Extensão em Planejamento e Gestão de Parques Nacionais e Design de Ecolodges pela International Ecouturism Society – TIES, realizado em Montreal no Canadá.

Iniciou sua carreira em turismo no início dos anos 90 como Gerente de Turismo na Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA, liderando Projetos de Ecoturismo na Amazônia que contemplavam os Estados do Amazonas, Acre, Amapá,  Rondônia e Roraima. Ainda nessa década, ministrou Palestras e atuou como Facilitadora do Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT, em toda a região e em outros estados brasileiros.

Foi Professora de Turismo lecionando várias disciplinas em Faculdades de Turismo e Centros de Excelência em Turismo, na cidade de Manaus.

Membro das Equipes de Estudo junto ao PNUD e OEA, a respeito do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal – PROECOTUR, conduzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

A partir de 2003, foi responsável pela pasta do Turismo do Estado do Amazonas, por 14 anos, como Presidente da Empresa Estadual de Turismo – AMAZONASTUR, e desenvolveu projetos importantes como a instalação dos Centros de Atendimento ao Turista – CAT e Terminais Fluviais Turísticos, em 12 municípios; Construção de Central de Artesanato, Pousadas Comunitárias, Centros Sociais e Turísticos; Além do mais importante equipamento de Eventos que a cidade de Manaus oferece, que é o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, um dos locais mais demandados para eventos na capital.

Ainda à frente do Órgão de Turismo, projetou a capital Manaus para o mundo, com material promocional em 10 idiomas, conseguindo atrair o interesse de importantes companhias aéreas internacionais, as quais fincaram suas marcas na Amazônia,  oferecendo voos importantes para os EUA e Caribe.

Durante a sua gestão na pasta de Turismo no Estado, trouxe para o Amazonas, mais de 150 milhões de reais do Governo Federal, os quais foram aplicados em obras importantes na capital amazonense, como o Centro de Convenções, a Sinalização Turística, Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto Internacional, Cursos de Capacitação, Qualificação e de Idiomas, como prova de que é possível realizar quando se tem compromisso com a coisa pública.

De 2012 a 2013 foi Vice-Presidente do Fórum Nacional de Secretários de e Dirigentes de Turismo – FORNATUR e, em 2014/2015, assumiu a Presidência do FORNATUR. Atualmente, Oreni atuava como diretora de turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), desde janeiro de 2021.

Por Emanuelle Baires

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.