Novo presidente da Coreia do Sul assume mandato enquanto Norte sobe tensão

Yoon Suk-yeol assumiu o poder ontem; novo presidente da Coreia do Sul é conservador e chamou Kim Jong-un de 'jovem grosseiro' - Foto: Jeon Heon-kyun | Pool | AFP

O novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, assumiu ontem o poder com um pedido para que a Coreia do Norte renuncie ao arsenal nuclear em troca de incentivos econômicos, em um momento de tensão na península.

Yoon, um conservador de 61 anos, chegou ao poder em um momento em que a Coreia do Norte adota uma postura cada vez mais beligerante. Pyongyang executou 15 testes militares desde o início do ano, dois deles na semana passada.

Coreia do Sul e Estados Unidos suspeitam que o regime norte-coreano deseja retomar os testes nucleares.

O novo presidente comandou ontem uma primeira reunião com as principais autoridades do Estado-Maior em um bunker subterrâneo na sede da presidência.

Em discurso de posse na Assembleia Nacional de Seul, Yoon pediu ao vizinho do Norte que renuncie a todo arsenal nuclear que possui, que descreveu como uma ameaça à segurança global.

Se Pyonyang “embarcar genuinamente em um processo para a desnuclearização completa”, Yoon afirmou que está disposto a apresentar um “plano ousado” para ajudar a empobrecida economia da Coreia do Norte e melhorar o nível de vida de sua população.

Uma oferta de diálogo

“Os programas nucleares da Coreia do Norte constituem uma ameaça, não apenas para nossa segurança, mas para todo o nordeste da Ásia”, acrescentou o presidente, antes de destacar que a “porta do diálogo permanecerá aberta” para resolver pacificamente esta ameaça.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/05/10/novo-presidente-coreia-do-sul-yoon-suk-yeol-posse-mandato-seul.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.