Moradores de Maceió levam caso Braskem à Justiça holandesa

A primeira audiência foi nesta quinta-feira, 15; oito das nove vítimas que movem a ação participaram do Tribunal

Vista do solo afundado após o desabamento da mina de sal da Braskem no bairro Mutange, em Maceió, Alagoas, Brasil (10/12/2023) - Foto: Reuters/Jonathan Lins

Um grupo de nove moradores de Maceió (AL) que tiveram casas ou terrenos prejudicados em função dos desastres nas minas da Brasken acionou a Justiça holandesa em busca de ressarcimento de “danos morais e individuais”. A petroquímica brasileira tem subsidiárias na Europa, com sede em Roterdã, na Holanda. A primeira audiência aconteceu nesta quinta-feira, 15.

Os autores da ação contrataram o escritório internacional Pogust Goodhead, com sede em Londres, na Inglaterra, e especializado em litígio de classe, incluindo casos relacionados a danos ambientais.

De acordo com os advogados, seus clientes buscam uma sentença declaratória de responsabilidade e indenização pelos danos sofridos, tanto materiais quanto morais. O processo vai analisar a responsabilidade da petroquímica no afundamento das casas e dos terrenos das vítimas.

Lagoa Mundáu, antes do início do desabamento | Foto: Reprodução/Instagram

“O Grupo Braskem é responsável pelos danos causados em Maceió”, disseram os advogados das vítimas. “Isso inclui suas subsidiárias holandesas, que se beneficiam dos lucros da Braskem e contribuem para suas atividades de mineração no Brasil e no mundo.”

Oito vítimas viajaram para a Holanda

Os advogados também afirmaram que os moradores de Maceió já haviam classificado de “vergonhosas e desmoralizantes” as “pequenas quantias” oferecidas no Brasil pela empresa pelos danos causados às propriedades.

Nesta primeira audiência, foram ouvidas as duas partes no processo. Oito das nove vítimas que movem a ação contra a Braskem foram para a Holanda acompanhar a audiência presencialmente.

Os autores da ação aguardam agora o pedido de outras audiências, bem como diligências para o caso.

Fonte: https://revistaoeste.com/brasil/moradores-de-maceio-levam-caso-braskem-a-justica-holandesa/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.