Após 48h, está liberado o comércio de peixe pescado em Silves

Tambaqui, Pacu, Pirapitinga e Arabaiana foram liberadas para o consumo após fiscalização

Foto: Divulgação/Prefeitura de Silves

Entenda o caso

O município de Silves está localizado na Região Metropolitana de Manaus (RMM), distante 336 km da capital amazonense. Sua população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 9.230 habitantes em 2020. Após 24 casos suspeitos de rabdomiólise, conhecida como “doença da urina preta”, divulgados na segunda-feira (30), a prefeitura proibiu a comercialização de alguns peixes na cidade, durante 48 horas. O município registrou quatro casos da doença de Haff.

Equipes da Secretaria de Saúde de Silves e órgãos de vigilância sanitária fiscalizaram e informaram a população sobre o consumo dos peixes que podem causar a doença.

Proliferação da doença

Em todo o Amazonas, já são 44 casos registrados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Além dos quatro casos de Silves, os municípios que notificaram casos de urina preta, foram: Itacoatiara, Manaus, Parintins, Caapiranga e Autazes, todos localizados na RRM.

Infectologista recomenda continuar consumindo

O infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Antonio Magela, afirmou não haver indicação para a suspensão do consumo de peixes no Estado do Amazonas, por causa dos casos em investigação, mesmo após a morte de um amazonense pela doença.

“O Importante é entender que se formos comparar o nível de consumo de peixe com o número de casos, a gente vê que é uma relação mínima, porém, não menos preocupante. Qualquer situação que coloque em risco a saúde das pessoas deve ser avaliada com cuidado, as pessoas devem ser tratadas da maneira mais adequada possível e temos que ter preocupação também com o aspecto econômico e nutricional”, disse o infectologista.

Rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea.

Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados, que incluem o pescado. O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas (creatinina-fosfoquinase – CPK).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.